Trio do CEE fecha 2013 entre os melhores atletas do mundo | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Trio do CEE fecha 2013 entre os melhores atletas do mundo

Thiago Negreiros no FPA de Lançamentos e Arremessos / Foto: Tião Moreira / ZDL

Rio de Janeiro - Três atletas juvenis do Centro de Excelência Esportiva, projeto desenvolvido pela Federação Paulista de Atletismo (FPA) em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ), alcançaram um patamar internacional pelos resultados obtidos em 2013. Encerram a temporada entre os melhores do mundo em suas provas. Gabriele Sousa dos Santos (FCTE-SP / CEE Presidente Prudente) e Mateus Adão de Sá (Orcampi / Unimed-SP / CEE São Paulo), ambos do salto triplo, concluíram a temporada no Top 10 mundial, enquanto Thiago Adriano Negreiros (Brasil / Fupes-SP / CEE Baixada Santista), do lançamento do disco, terminou o ano na vigésima posição. 

"Os três são muito talentosos. Se mantiverem a dedicação demonstrada até hoje, podem conquistar resultados importantes nos próximos seis ou sete anos. Dá para pensar até nos Jogos Olímpicos de 2020", projetou o cubano Lázaro Velázquez, coordenador do CEE e assessor da superintendência técnica da Federação Paulista de Atletismo. "Precisamos oferecer todo o suporte técnico e o material necessário para que esses jovens possam desenvolver o potencial que possuem. Este é o objetivo do Centro de Excelência Esportiva", concluiu.
 
A dupla de saltadores atingiu suas melhores marcas do ano no Campeonato Brasileiro CAIXA de Juvenis, realizado no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em setembro. Gabriele dos Santos venceu a competição ao saltar 13,56 m. Com o resultado, garantiu a 9ª colocação no ranking mundial da categoria. O mesmo ocorreu com Mateus Adão. Foi o campeão com a marca de 16,05 m, assegurando o 8º lugar do mundo no ranking da prova. Ambos têm ainda mais um ano no juvenil.
 
Thiago Negreiros também obteve seu melhor resultado no Ícaro de Castro Melo, porém em outra competição, o Campeonato FPA de Lançamentos e Arremesso, disputado em abril. Ao lançar o disco à distância de 58,74 m, Thiago não só registrou o 20º melhor lançamento no mundo, mas também se garantiu para o Pan-Americano da categoria, em Medellín (Colômbia), que exigia a marca mínima de 56,41 m. 
 
Sobre o Centro de Excelência Esportiva - O CEE é um projeto da Federação Paulista de Atletismo (FPA), em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, que já formou mais de 1.500 atletas e atualmente conta com 13 núcleos, que abrigam mais de 300 jovens. Apenas na capital paulista são mais de 130 participantes. Os demais estão distribuídos entre as cidades de Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Sertãozinho, Cubatão, Praia Grande, Itapetininga e São José dos Campos. Neste ano, o Governo do Estado confirmou mais quatro núcleos para o programa nas cidades de São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco e Taubaté.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook