Tamiris de Liz: talento e esperança | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Tamiris de Liz: talento e esperança

Tamiris de Liz: talento e esperança na velocidade / Foto: David (Ramos/Getty ImagesTamiris de Liz: talento e esperança na velocidade / Foto: David (Ramos/Getty Images

São Paulo - A catarinense Tamiris de Liz teve um ano dos sonhos em 2012. Aos 17 anos completados no último dia 18 de novembro, a velocista brilhou nas pistas nas três categorias em que competiu: menor (até 17 anos), juvenil (até 19 anos) e adulta. Ganhou títulos, integrou várias seleções e, sobretudo, ratificou um talento raro que se transforma em esperança.
 
Ganhadora de duas medalhas de bronze no Mundial de Juvenis em Barcelona, na Espanha, ela foi a integrante mais jovem da equipe olímpica brasileira no torneio de Atletismo, em Londres, onde esteve como reserva do 4x100 m. Tamiris dominou as competições de menores, foi campeã brasileira e levantou o sul-americano de Mendoza, na Argentina.
 
Sem o rim esquerdo, retirado quando tinha um ano e meio de idade, e descoberta quando corria descalça numa pista de terra em Joinville (SC), Tamiris vibra com as conquistas, e quer mais. "Tenho objetivos grandes", fala a atleta. "Sonho em correr os 100 m em menos de 11 segundos", diz.
 
Tamiris sabe das dificuldades que encontrará e, por isso, investe forte nos treinamentos, orientada por Margit Weise, que disputou os Jogos Pan-Americanos de San Juan-1979 e de Caracas-1983. "Sou jovem e tenho muito ainda o que melhorar", lembra a velocista.
 
Tamiris fechou 2012 com 11.42 nos 100 m (vento contra de 1,7 m/s) e 23.71 nos 200 m. Lidera o Ranking Sul-Americano de Menores e de Juvenis nos 100 m. É a segunda do Mundo entre as menores, nos 100 m, e a décima entre as juvenis. Um exemplo da qualidade da marca da catarinense é o fato de estar a apenas 27 centésimos do recorde sul-americano adulto dos 100 m, da brasileira Ana Cláudia Lemos, com 11.15.
 
O ápice da carreira até agora ocorreu em julho passado, quando Tamiris, então com 16 anos, foi a mais jovem finalista da prova dos 100 m do Mundial de Juvenis, onde ganhou bronze. Depois, ajudou também o 4x100 m a chegar ao terceiro lugar na competição espanhola.
 
Ficha Técnica
 
Nome completo: Tamiris de Liz 
Data e cidade de nascimento: 18/11/1995, Joinville (SC)
Provas: 100 m e 200 m
Cidade onde treina: Joinville (SC)
Técnica: Margit Weise
Clube: Corville - Joinville (SC)
Apoio: Programa Caixa de Jovens Talentos, da CBAt

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook