Super etapa de Piracicaba dos Jogos Escolares reúne 2.000 alunos | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Super etapa de Piracicaba dos Jogos Escolares reúne 2.000 alunos

Etapa de Piracicaba reuniu 2.000 atletas / Foto: ZDL/Divulgação

Piracicaba - A pista de atletismo do Sesi Piracicaba recebeu, nesta quarta-feira (12), a sétima etapa dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP). Mais de 100 escolas do interior paulista mandaram 2.000 alunos para o evento, que seleciona os futuros campeões da modalidade para fazerem parte do Centro de Excelência Esportiva (CEE), na próxima temporada. 
 
A super etapa contou com crianças e adolescentes de 9 a 17 anos. Os mais novos recebiam medalhas após a participação, já os mais crescidos lutavam para reduzir tempo ou obter melhores marcas. Alunos com deficiência também participaram do campeonato. 
 
"A intenção é massificar o atletismo com as crianças entre 9 e 11 anos e também com os deficientes. As crianças começam a gostar da modalidade e aos poucos se interessam mais. As medalhas ao final das provas motivam os alunos e professores. Quem sabe não surja um grande campeão?", indagou Carlos Alberto Félix, o Bacalhau, um dos organizadores do evento. "A etapa de Piracicaba nos surpreendeu, mesmo contando com alunos da edição de Pirassununga, cancelada pela chuva".
 
O nível dos alunos era diferente. A maioria participou da seletiva para se divertir e uma pequena parte, mas com muito talento, já tem resultados importantes no atletismo, mesmo na categoria mirim e menor. "Muitos amigos na escola resolveram fazer testes no atletismo e participar dos Jogos Escolares. Acho que fui um exemplo para eles", disse Hugo Rodrigues, que ficou com o ouro no salto em distância com 6,77 m. O atleta de Sertãozinho também participou do salto em altura, sua prova favorita. "Hoje integro o Centro de Excelência Esportiva, que poderá me ajudar a chegar ao nível de grandes campeões do atletismo".
 
Igor Barbosa, de 17 anos, de São Joaquim da Barra, ficou com a prata com 6 metros. "Espero melhorar minhas marcas para integrar o CEE na temporada de 2014. Treino e estudo pra isso. Estou no atletismo desde criança e acredito ser a modalidade ideal para mim", disse o jovem, que disputou o salto em distância.
 
Campeã brasileira mirim no arremesso do peso em 2011, Isabela de Paula, de 15 anos, de São Joaquim da Barra, venceu a etapa de Piracicaba. Seu novo desafio será o Brasileiro de Menores, marcado para Porto Alegre (RS), na próxima semana. "Comecei a praticar o atletismo na escola. Como eu não tinha talento para as outras provas, acabei me identificando com o arremesso de peso, onde me sinto bem. Pelos resultados e desempenho nos treinos, vou me dedicar para seguir carreira na modalidade," contou Isabela.
 
Devair Barbosa, chefe da equipe Associação Joaquinense de Atletismo, que tem como padrinho o medalhista olímpico Edson Luciano, disse que Igor Barbosa e Isabela de Paula têm chances reais de competir em alto nível. "Os dois e os outros atletas que fazem parte da nossa equipe têm a obrigação de estudar também. Por isso, acredito que os Jogos Escolares são fundamentais para o desenvolvimento do atleta".
 
A competição reuniu 2.000 alunos e foi disputada em uma pista oficial e regulamentada pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo). "É gratificante receber um evento de ponta como esse, pois o Sesi tem um espaço ideal para a prática da modalidade. O atletismo é difundido cada vez mais nas escolas e em todo interior de São Paulo. As crianças ficam mais animadas e ansiosas para competir. Dessa pista já saíram atletas que participam de grandes competições, como o Troféu Brasil de Atletismo," lembrou Maria Rosana Soares, professora técnica do Sesi Piracicaba.
 
Exemplo paralímpicos - Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) também abrem espaço para atletas com algum tipo de deficiência, atualmente chamados de paralímpicos. Os competidores participaram de provas de acordo com suas limitações físicas e se divertiram com as outras crianças presentes no evento. Instituições, como a APAE, e colégios do interior de São Paulo montaram equipes e deram, para a maioria, a primeira oportunidade de disputar uma competição de atletismo.
 
Um dos paratletas mais esforçados foi Gabriel Neri, de 12 anos. O garoto de São José de Rio Preto nasceu com uma má formação na perna direita e correu com uma prótese. "O garoto demonstra força de vontade e garra nos treinos e competições. Participar de um torneio desse nível, com o apoio das escolas, será fundamental para a formação de campeões paralímpicos," garantiu Carlos Almeida, professor de Gabriel Neri.
 
Vieram de longe, mas competiram - Um grupo de 25 alunos da cidade de Cajati percorreu 304 km de distância entre o município, que fica na divisa de São Paulo com Paraná, até Piracicaba. Os jovens saíram da cidade às 2h da manhã e, mesmo cansados, se divertiram na sétima etapa dos Jogos Escolares. Para o professor Erivan Carneiro o esporte é fundamental na vida das crianças, principalmente as mais carentes. "O atletismo abriu a possibilidade dos alunos de conhecer novos lugares e novos amigos. O esporte é a principal ferramenta de mobilização social. Em Cajati, com pouco, conseguimos fazer muito," ressaltou o professor.
 
Balanço - Os números dos Jogos Escolares mostram que o projeto é referência na modalidade. Mais de 8.000 alunos participaram das provas nas cidades de São Paulo, Piracicaba, Presidente Prudente, Bauru, São José do Rio Preto e São Caetano do Sul. Mais de 450 instituições de ensino inscreveram seus jovens. A competição ainda passará por Campinas e Praia Grande. Ao todo serão 10 seletivas regionais.
 
O torneio terá ainda mais dois eventos de ponta promovidos pela Federação Paulista de Atletismo (FPA) no Ibirapuera, na capital paulista: as seletivas estaduais que classificarão para os Jogos Escolares da Juventude, disputados em Natal (RN), de 4 a 14 de setembro, e em Belém (PA), de 7 a 16 de novembro.
 
Confira o cronograma de competições em 2013:
8ª Seletiva Regional - 26/06 - Praia Grande - Pista de Atletismo Municipal - 10 a 17 anos
9ª Seletiva Regional - 27/06 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello - 15 a 17 anos
10ª Seletiva Regional - 28/06 - Campinas - Centro de Treinamento de Alto Rendimento Swiss Park - 10 a 12 anos e 15 a 17 anos
Seletiva Estadual Mirim (12 a 14 anos) - 10 e 11/08 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello
Seletiva Estadual Infantil (15 a 17 anos) - 28 e 29/09 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook