Sul-Americano vale vaga no mundial para os brasileiros | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Sul-Americano vale vaga no mundial para os brasileiros

Ana Cláudia busca o bicampeonato no Sul-Americano de Cartagena / Foto: João Pedro Nunes/CBAt

Cartagena - A 48ª edição do Campeonato Sul-Americano de Atletismo começa a ser disputada na sexta-feira, dia 5 de Julho, no Estádio Elías Gutiérrez, na cidade colombiana de Cartagena. A competição, importante por sua tradição, tem um atrativo a mais: para a grande maioria dos atletas é a última oportunidade de obtenção de índices para o Mundial de Moscou, de 10 a 18 de agosto, na Rússia.
 
Entre os que estão jogando todas as suas fichas neste torneio está Matheus Inocêncio, que busca a marca mínima de 13.45 nos 110 m com barreiras. Na conquista da medalha de ouro do Troféu Brasil/Caixa, em junho, ele conseguiu correr abaixo do exigido, mas com vento acima do permitido.
 
"Estou treinando muito bem e confiante. O importante é manter a tranquilidade e esperar pelo resultado. A ansiedade atrapalha um pouco. Por isso vou procurar não me cobrar muito", lembrou o atleta paulista de 32 anos, que treinou nesta quinta-feira pela manhã na pista de competição. Outro brasileiro na prova é Jonatha do Nascimento Mendes.
 
Nos 100 m, José Carlos Moreira, o Codó, também busca o índice (10.14). Ele correu a prova em 10.16 no final de semana. "Estou praticamente garantido no revezamento 4x100 m do Mundial, mas quero muito correr a prova individual", falou. "Gosto muito do calor e acho que vou fazer boa corrida."
 
Companheiro de treinamento de Codó em Presidente Prudente, Bruno Lins será o outro representante brasileiro. Ele já está qualificado nos 200 m para Moscou.
 
Outro confronto decisivo será a final do salto com vara masculino, em que Thiago Braz e João Gabriel Santos Souza têm o índice CBAt (5,60 m). Para confirmar a participação dos dois - Augusto Dutra está na Europa e garantido no Mundial -, um brasileiro precisa vencer o Sul-Americano. "O campeão de Cartagena, no caso, se for um dos brasileiros, garante a sua vaga e abre uma terceira em Moscou", explicou Thiago, campeão mundial de juvenis no ano passado, em Barcelona. "Vou tentar vencer, mas se não for possível, vou torcer muito pela vitória do Thiago", lembrou João Gabriel, que saltou 5,61 m no último final de semana, em São Paulo.
 
No lançamento do disco, Andressa Morais, atual campeã sul-americana, ibero-americana e representante do Brasil em Londres-2012, fará a última tentativa de alcançar os 61,23 m exigidos. "Tenho conseguido boas marcas nos treinos, mas os resultados não têm saído nas competições. Agora vou para mais uma tentativa", disse. Fernanda Borges será a outra representante do País no disco.
 
Mudanças - A delegação brasileira foi informada no treino de algumas mudanças no programa-horário. A final dos 20.000 m marcha feminina, inicialmente marcada para as 08 horas locais (10 horas de Brasília), será disputada às 20:30 (22:30 em Brasília), numa forma de permitir que as atletas não sofram tanto com o calor, que deve chegar aos 34 graus nesta sexta-feira. O Brasil será representado na prova por Erica Rocha de Sena e Elianay Santana Pereira.
 
Outra mudança - mais radical - foi a final do salto em distância masculino, antes prevista para domingo e agora marcada para esta sexta-feira, às 19:45 locais. Uma das estrelas da delegação brasileira compete justamente nesta prova: Mauro Vinícius da Silva, o Duda, campeão mundial indoor, finalista em Londres e qualificado para Moscou.
 
Duda garante não ter ficado preocupado com a alteração. "Em vez de fazer meu último treino, optei por uma boa sessão de massagem", disse o atleta de 26 anos, protegido do sol forte na área de fisioterapia montada pelos brasileiros no estádio. "Estou sem competir desde o Troféu Brasil e retomei os treinos fortes, em Rio Preto, mas acho que dá para saltar perto dos 8 m", completou o atleta, que obteve 8,31 m no Ibirapuera, em junho. Tiago da Silva também compete no salto em distância.
 
Keila Costa disputa a final do triplo nesta sexta sem compromisso com resultados. Qualificada para Moscou, está em fase pesada de treinos. "O objetivo, claro, é alcançar boas marcas, mas estou tranquila", garantiu a pernambucana que tentará o índice de 6,65 m no salto em distância.
 
Gabriele Sousa dos Santos também disputa a final do salto triplo. A carioca é a mais jovem integrante da seleção brasileira em Cartagena, com 18 anos, e está qualificada para o Campeonato Pan-Americano de Juvenis da Colômbia, também em agosto.
 
Atividades - O Brasil terá ainda na competição as velocistas Ana Cláudia Lemos e Franciela Krasucki, ambas qualificadas nos 100 m, Joelma Sousa e Cristiane Silva, nos 400 m, Christiane Ritz e Tatiana Araújo, nos 1.500 m, Fabiana Moraes e Giselle Albuquerque, nos 100 m com barreiras, Carla Michel e Ana Paula Pereira, no lançamento do martelo, Wagner Cardoso e Jonathan Henrique da Silva, nos 400 m, Lutimar Paes e Adriano Soares, nos 1.500 m, Daniel Chaves e Solonei Rocha, nos 10.000 m, e Carlos Antonino Valle e Felipe Lorenzon, no lançamento do disco. 
 
Começam nesta sexta também as competições de decatlo e heptatlo. Luiz Alberto de Araújo está perto do índice de 8.108 pontos. "Tenho de pensar prova a prova e não sofrer antes com o calor", comentou. Renato Átila também está inscrito. No heptatlo, as representantes brasileiras são Tamara Alexandrino e Melry Caldeira.
 
O primeiro dia de competições está dividido em duas etapas - a de abertura está prevista para começar às 09 horas (11 horas de Brasília), com a final do lançamento do martelo feminino. A outra etapa será aberta às 16:10 (18:10 em Brasília), com a final dos 400 m feminino.
 
O programa final, que só deve ser confirmado no Congresso Técnico do torneio, no início desta noite, prevê 32 provas, sendo 15 finais, cinco do decatlo, quatro do heptatlo e oito semifinais.
 
Mais Informações:
http://consudatle.org/48campeonato_sudamericano_de_mayores_cartagena_de_indias_colombia_2013.php

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook