São Paulo reúne os melhores de Provas Combinadas na Páscoa | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

São Paulo reúne os melhores de Provas Combinadas na Páscoa

Nada de descanso no feriado de Páscoa para o atletismo paulista / Foto: Esporte Alternativo

São Paulo - Nada de descanso no feriado de Páscoa para o atletismo paulista. Na sexta-feira, dia 29 de Março e no sábado, dia 30, será disputada a 7ª Copa São Paulo de Combinadas, no estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera. Participam do evento os atletas mais completos da modalidade, que precisam mostrar talento em várias provas para somar o maior número de pontos. Os decatletas, heptatletas e octatletas das categorias Adulto, Juvenil e Menor tentam subir de nível e melhorar marcas para os eventos ao longo do ano. A maioria, é claro, está de olho na classificação para a Copa Brasil Caixa, apontada como uma das mais importantes competições da temporada. 
 
O técnico da equipe BM&F/Bovespa, Edemar Alves dos Santos lembra que as provas combinadas são bastante complexas e exigem uma preparação diferenciada devido ao alto grau de dificuldade. "Diferente das outras provas do atletismo, em que o esportista pode competir várias vezes em um mês, no decathlon ou no heptathlon isso é quase impossível, pois o desgaste em cada etapa é muito grande. São até cinco disciplinas em um único dia, exigindo bastante do atleta. Por isso, eles competem praticamente uma vez por mês, ou até menos, dependendo do tempo de recuperação física."
 
Um dos destaques do torneio no Ibirapuera neste feriadão de Páscoa será o bicampeão nacional Anderson Venâncio, da equipe BM&F/Bovespa. "O objetivo dele é se preparar para a Copa Brasil e principalmente para o Troféu Brasil, que será em junho. O Anderson vem de um treino com bastante volume, um pouco pesado, mas esperamos que ele faça um bom resultado e já garanta o índice para o Troféu, podendo, assim, trabalhar com calma sua preparação até o meio do ano", explica Edemar. A competição tem início às 9h com encerramento previsto para as 16h, nos dois dias.
 
Saiba mais sobre as provas combinadas:
 
Decathlon: É uma competição composta por 10 provas e é exclusivamente praticada por homens. O programa dura dois dias, sendo que no primeiro são disputadas os 100m rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura e 400m rasos. Para o segundo dia estão marcados os 110m com barreiras, lançamento do disco, salto com vara, lançamento do dardo e 1.500m rasos.
 
Heptathlon: É uma competição composta por sete provas e praticada por mulheres e homens. O heptatlo masculino é realizado em pista coberta (indoor), já o feminino é ao ar livre. As mulheres disputam as provas de 100m com barreiras, salto em altura, arremesso de peso e 200m rasos são disputadas no primeiro dia e as de salto em distância, lançamento do dardo e 800m rasos ocorrem no segundo dia.
 
Octathlon: Segue o mesmo princípio do decatlo, com oito provas. No primeiro dia são disputados os 100m rasos, salto em distância, arremesso de peso e 400m rasos, e no segundo dia ocorre a disputa dos 110m com barreiras, salto em altura, lançamento do dardo e 1.000m rasos.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook