Saltadores do Centro de Excelência Esportiva são destaque no Troféu Brasil/Caixa | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Saltadores do Centro de Excelência Esportiva são destaque no Troféu Brasil/Caixa

Lourival Nogueira é bronze no salto em distância do Troféu Brasil/ Foto: DivulgaçãoSão Paulo- Mais uma vez o Centro de Excelência Esportiva de São Paulo (CEE) marca presença e sobe ao pódio nas principais competições do atletismo nacional. Nesta quinta-feira (28), Lourival Nogueira (Orcampi/Unimed/CEE) foi medalha de bronze no salto em distância do Troféu Brasil/Caixa, com a marca de 7m47. O jovem de Catanduva, que treina no núcleo do Ibirapuera, terminou atrás apenas de Mauro Vinícius Hilário, o Duda, e Rogério Bispo, ambos com 7m97. O CEE é um projeto da Federação Paulista de Atletismo (FPA) em parceria com a Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude.

"Esse foi meu primeiro pódio no Troféu Brasil, uma competição que participo desde 2007. Acho que fiz a minha melhor prova do ano. Tivemos um nível muito alto e a presença de ídolos como o Rogério e o Duda, que acabaram ditando o ritmo", comenta o jovem de 21 anos. Agora o foco será na preparação para o Brasileiro Sub-23, que está marcado para o mês de setembro. "Ele está em primeiro lugar no ranking nacional e chega como favorito ao título", diz o técnico Nélio Moura.


Na mesma prova, o CEE foi representado por Jonathan Henrique Silva (Orcampi/Unimed/CEE), Tiago da Silva (Projeto Fênix de Atletismo/CEE), Jean Cassimiro (FCTE/CEE), Danylo Santos (FCTE/CEE), Douglas Selestrino (ARPA/SMEL/FLEX/CEE) e Marcelo Albino (ASA Sertãozinho/CEE). Credenciado para disputar os Jogos Olímpicos de Londres no salto triplo, Jonathan acabou saindo da prova em que também tentava atingir o índice olímpico depois da terceira tentativa, seu melhor salto foi 7m12. Tiago terminou em quarto colocado, com 7m42, e Jean foi o quinto, com 7m36.

"É a minha segunda participação no torneio, mas esse ano foi muito diferente dos demais, vim mais confiante. Depois que garanti o índice do Mundial Juvenil pude treinar mais tranquilo para um bom resultado aqui, tanto que hoje saltei melhor que ontem na qualificação. Além disso, estar entre os melhores foi muito motivador", diz o Tiago da Silva, de 19 anos.

O Centro de Excelência Esportiva está com representantes em quase todas as provas do torneio, que segue até a manhã de domingo (1).

Treinando para o Mundial Juvenil - Tiago ainda aproveitou o Troféu Brasil 2012 para se preparar para a disputa do Mundial Juvenil, que será realizado de 10 a 15 de julho em Barcelona, na Espanha. O saltador é líder do ranking nacional e tem como índice 7m65, obtido no Estadual Juvenil em maio. A ideia é dar continuidade ao treinamento e manter o bom desempenho.

"Ele se comportou muito bem nos dois dias. Então é continuar com essa atitude e manter a consistência, o que ele já está demonstrando, para ser finalista em Barcelona", explica Nélio Moura, treinador e Coordenador do Centro de Excelência de São Paulo.

Além de Tiago, mais quatro atletas do CEE tem índice para o Mundial Juvenil: Andressa Fidélis (G.R. Barueri), também no salto em distância, Henrique da Silva (ARPA/SMEL/FLEX/CEE) e Kauam Kamal (ASA Tapetes São Carlos/CEE), no salto triplo, Lucas Carvalho (G.R. Barueri), nos 110m com barreiras, e Leandro Pitarelli (Orcampi/Unimed/CEE), nos 200m rasos. Kauam, pelos critérios exigidos, não irá para Barcelona. Os demais, assim como Tiago, também competem no Troféu Brasil visando a competição na Europa. Andressa, Henrique, Lucas e Leandro competem no sábado, na qualificação de suas provas. As finais do salto em distância feminino, salto triplo masculino e 110m com barreira serão disputadas na manhã de domingo (1).

De olho em Londres/2012 - Depois ficar na final dos 100m rasos do Troféu Brasil, o também atleta do Centro de Excelência, Carlos Roberto Pio (Orcampi/Unimed/CEE), está confirmado no revezamento 4x100m do Brasil. Nesta quinta-feira (28), o velocista ficou em quinto lugar na prova, com 10s53, mas o tempo de 10s28, que o colocou em terceiro lugar do ranking, ainda lhe garante uma das seis vagas na equipe brasileira.

"Estou muito feliz por disputar a minha primeira Olimpíada. Minha preparação está tranquila, minha corrida está boa, venho me alimentando corretamente e cuidando para evitar lesões", afirma o atleta que também treina no núcleo do Ibirapuera do CEE.

Com a possibilidade de levar seis atletas para Londres, as vagas são distribuídas da seguinte forma: duas para os dois primeiros colocados no ranking dos 200m rasos e as outras quatro para os quatro primeiros dos 100m. "Neste momento, o Brasil será representado por Bruno Lins (A.D. Criciúma), que terminou entre os 10 primeiros do ranking mundial em 2011 e é o atual líder do ranking nos 100m, seguido por Sandro Viana (E.C. Pinheiros), Pio e Nilson André (BM&F/Bovespa), além de Diego Cavalcante (Potiguar) e Aldemir Gomes (CRVG), que obtiveram o índice e lideram o ranking nos 200m. Só haverá alguma mudança se acontecer o índice ou marca melhor na disputa dos 200m no Troféu Brasil", explica Ricardo D´Angelo, técnico chefe da equipe BM&F/Bovespa.

Já o triplista Jonathan Henrique ainda compete no Troféu Brasil neste sábado e promete investir para conquistar o título. "Minha preparação está boa, agora é só colcar em prática o que tenho aprendido e feio nos treinos", diz o atleta de 20 anos.

Outras informações no site www.nosamamosatletismo.net
e pelo Facebook da Federação Paulista de Atletismo

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook