Saltadores do Centro de Excelência disputam GP São Paulo | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Saltadores do Centro de Excelência disputam GP São Paulo

Técnicos Tânia e Nélio / Foto: ZDL/Divulgação

São Paulo - O salto em distância é uma das atrações do GP São Paulo Caixa de Atletismo neste domingo (4) nos Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, às 8h30. A prova começa às 9h05 com a expectativa de nível técnico elevado pela presença de saltadores em preparação para campeonatos internacionais.  
 
O Centro de Excelência Esportiva (CEE) participa com Tiago Silva (Brasil FC), vice-líder do ranking brasileiro sub-23 com 7m91 e Lucas Marcelino (Orcampi/Unimed), líder do ranking juvenil e terceiro no sub 23 com 7m81. O líder é Higor Alves ( GR Barueri), com 7m92.  
 
Tiago e Lucas estão em campanha para garantir vaga no Campeonato Ibero-americano, no início de agosto em local a ser determinado, sendo que Lucas já obteve índice (7m55) para o Mundial Juvenil em julho, em Eugene (EUA). "Eles estão muito próximos dos oito metros e têm boas chances de pódio. Mesmo sendo juvenil, tenho a certeza de que o Lucas vai brigar com os outros competidores", prevê Tânia Moura, técnica do CEE São Paulo/Ibirapuera, junto com o marido, Nélio, também coordenador do programa.  
 
Quem também aparece entre os favoritos da prova, é o panamenho Irving Saladino, campeão olímpico nos Jogos de Pequim em 2008, com 8m73. Irving treinou no Ibirapuera com Nélio e Tânia de 2004 a 2010, período em que também conquistou o ouro no Mundial de Osaka (JAP) e nos Jogos Pan-americanos do Rio, no mesmo ano de 2007. "Irving está recuperando a boa fase, saltou 8m16 nesta temporada e é o nome da prova para domingo", afirma Tânia. A marca recoloca o saltador entre os cinco melhores do mundo na temporada. 
 
Após o ouro de Pequim em 2008, quando se tornou o primeiro campeão olímpico na história do Panamá, Irving tornou-se uma celebridade em seu país e o peso da fama mundial fez com que a carreira dele entrasse em decadência. Ciente da necessidade de retomar o rumo das vitórias, o atleta decidiu, no início deste ano, resgatar o trabalho com os treinadores que o ajudaram a se estabelecer como um dos melhores saltadores do mundo na última década.  
 
Além dos saltadores de distância, o CEE apoia os triplistas Mateus de Sá (Orcampi/Unimed) e Bruno Valério (Brasil/Fupes), ausentes no GP São Paulo porque o salto triplo não está no programa da competição. Ambos já alcançaram o índice estabelecido pela Confederação Brasileira de Atletismo para o Mundial de Eugene. Bruno, líder do ranking juvenil do triplo, também obteve o índice na distância e volta a competir no GP Caixa Sesi de Atletismo na próxima quarta-feira (7) em Uberlândia (MG), ao lado de Mateus.   
 
Atletas do CEE com índices para o Mundial Juvenil
 
Lucas Marcelino (CEE/Orcampi/Unimed-SP) - salto em distância - 7,81 m
Thales Augusto Rodrigues (ARPA-SP) - salto em distância - 7,59 m
Bruno Valério de Souza (Brasil FC/Fupes-SP) - salto triplo - 16,13 m / distância - 7,72 m
Mateus Daniel Adão de Sá (Orcampi/Unimed-SP) - salto triplo - 15,95 m
Edvânia dos Santos Araújo (ARPA-SP) - lançamento do dardo - 52,51 m
Gabriele Sousa dos Santos (SEMEP/Rezende) - salto triplo - 13,06 m
Ana Paula Oliveira (Orcampi/Unimed) - salto em altura - 1m82
Iago Martins (CSS II Exército) - 400 m c/arreiras - 51s39 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook