Rosângela Santos tem metas já definidas para 2013

Rosângela Santos  / Foto:  Wagner Carmo/CBAt

São Paulo - Rosângela Cristina de Oliveira Santos teve um ano muito bom em 2012 e agora sonha com uma temporada ainda melhor em 2013. Às vésperas de completar 22 anos, no próximo dia 20, o mundo está aberto para novas oportunidades para a velocista.
 
Carioca, por acaso nascida em Washington (EUA), Rosângela terminou este ano como líder do Ranking Sul-Americano dos 100 m, com 11.17, marca que a deixou a apenas dois centésimos do recorde continental da também brasileira Ana Cláudia Lemos. Nos 200 m, ficou em segundo lugar no Brasil.
 
"Ano melhor impossível. Consegui as melhores marcas da minha carreira. A classificação para a final olímpica bateu na trave", comenta a atleta, que terminou em 11º lugar na classificação geral dos 100 m em Londres, na fase semifinal.
Dona de oito das dez melhores marcas da América do Sul, Rosângela ganhou os 100 e os 200 m do Troféu Brasil/Caixa, os 100 m no Campeonato Ibero-Americano da Venezuela e foi campeã de três dos cinco GPs do Brazilian Athletics Tour.
 
Para 2013, o técnico Paulo Servo Costa diz que os objetivos são mais desafiadores. "Ela buscará o recorde sul-americano, talvez correndo abaixo dos 11 segundos, e uma vaga para a final do Mundial de Moscou", observa.
 
O potencial da velocista é reconhecido há muito tempo. Em 2007, ela conquistou a medalha de prata nos 100 m no Mundial de Menores de Ostrava, na República Tcheca. No ano seguinte, integrou o 4x100 m do Brasil, ganhador do bronze no Mundial de Juvenis de Bydgoczcz, na Polônia. Neste mesmo ano, ajudou o Brasil a alcançar o 4º lugar no 4x100 m da Olimpíada de Pequim (o bronze ficou a apenas 10 centésimos).
 
Neta de Orozimbo de Oliveira, um dos fundadores da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, Rosângela foi ainda campeã dos 100 m no PAN de Guadalajara e do 4x100 m na competição. Ela integrou o revezamento 4x100 m na Olimpíada de Londres, que bateu o recorde sul-americano na fase semifinal, com 42.55.
 
Ficha Técnica
Nome completo: Rosângela Cristina de Oliveira Santos
Data e cidade de nascimento: 20/12/1990 - Washington (EUA)
Prova principal: 100 m
Onde treina: Rio de Janeiro (RJ)
Clube: Brasil Foods/ILF (RJ)
Treinador: Paulo Servo Costa