Projeto da CBAt receberá o Troféu COI no Prêmio Brasil Olímpico 2012

O projeto MiniAtletismo receberá o Troféu COI – Esporte e Desenvolvimento Sustentável, oferecido pelo Comitê Olímpico Internacional  / Foto: Acervo CBAt

Rio de Janeiro - Além de premiar os melhores atletas do ano, o Prêmio Brasil Olímpico 2012 homenageará um projeto que está levando o atletismo para o ambiente escolar em cidades com pouca estrutura para a prática da modalidade. Em reconhecimento à iniciativa da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e por indicação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o projeto MiniAtletismo receberá o Troféu COI – Esporte e Desenvolvimento Sustentável, oferecido pelo Comitê Olímpico Internacional. A cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico 2012 será realizada no próximo dia 18, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
 
O projeto MiniAtletismo foi criado pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) e adaptado às condições do Brasil pela Confederação Brasileira de Atletismo em 2005. O objetivo é tornar o esporte mais praticado nas escolas e levá-lo a lugares sem infraestrutura e equipamentos, a partir da capacitação de treinadores e professores de Educação Física.
 
O projeto é voltado a crianças entre 7 e 12 anos e já capacitou 2.652 professores em 53 clínicas realizadas em 18 estados brasileiros. As clínicas são realizadas em três dias e utilizam materiais recicláveis e naturais, como fitas, canos, garrafas pet, tijolos, pneus usados de carros e bicicletas, papelão, tecido e bambu, entre outros. Recentemente, em Barcelona, por ocasião das comemorações dos 100 anos da IAAF, a entidade também premiou este programa da CBAt.
 
Prêmio Brasil Olímpico 2012 - Em sua 14ª edição, o Prêmio Brasil Olímpico 2012, principal cerimônia de premiação do esporte brasileiro, homenageará aqueles que mais se destacaram no esporte em 2012, além dos medalhistas em Londres 2012.
 
Os atletas que concorrem ao troféu de Melhor Atleta de 2012 são Sheilla Castro (vôlei), Sarah Menezes (judô) e Yane Marques (pentatlo moderno), no feminino. No masculino, os concorrentes são Arthur Zanetti (ginástica artística), Esquiva Falcão (boxe) e Thiago Pereira (natação). A votação para a escolha dos melhores do ano está sendo realizada através do site do COB (www.cob.org.br).
 
Outras categorias estão sendo premiadas no PBO 2012: Melhor Técnico Individual e Coletivo; Troféu Adhemar Ferreira da Silva; Troféu COI; Melhores atletas das Olimpíadas Escolares e Universitárias; além de uma homenagem especial aos medalhistas dos Jogos Olímpicos Londres 2012.