MiniAtletismo começa a ser implantado no Paraná | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

MiniAtletismo começa a ser implantado no Paraná

Autoridades na solenidade de Toledo/ Foto: Wagner Carmo/CBAtAutoridades na solenidade de Toledo/ Foto: Wagner Carmo/CBAt

Toledo- A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Governo do Paraná realizaram nesta terça-feira 21, na cidade de Toledo, a solenidade oficial de implantação do "Programa MiniAtletismo Esporte Formador" nas escolas do Estado.
 
Amanhã 22, às 08 horas, começam os trabalhos do "Programa Piloto" com o curso de MiniAtletismo para representantes das 32 regionais da Secretaria de Educação do Estado. As aulas teóricas serão ministradas pelo especialista argentino Carlos Cavallero, ministrante da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).
 
Tanto a parte teórica quanto à prática (prevista para a tarde de quinta-feira 23), com crianças de 7 a 12 anos, de Toledo, serão realizadas no Centro de Convivência da cidade.
 
"Este curso é o primeiro passo para a multiplicação da metodologia para todas as 2.163 escolas do Paraná", comentou o Secretário de Esporte do Estado, Evandro Roman. "Aparentemente este ato é uma coisa simples, mas o programa está em construção no Paraná desde março de 2010."
 
O secretário aproveitou para confirmar que até o fim do ano o Estado do Paraná inaugurará seis pistas de atletismo em universidades.
 
Para o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, a iniciação esportiva, como propõe o MiniAtletismo, é antes de tudo um projeto de cidadania, que ensina o trabalho em grupo, a hierarquia e outros valores importantes, além de lembranças maravilhosas", disse o prefeito. "Me lembro que quando tinha 11 anos ganhei uma prova de salto em altura na escola e recebi como prêmio uma lata de goiabada. No dia seguinte, no café da manhã, meu pai abriu solenemente a lata diante de toda a família."
 
Para Hélvio Kanamaru, representante da Nestlé do Brasil - empresa patrocinadora mundial do programa - o acordo com a IAAF é mundial e por isso a empresa suíça doou 20 kits de MiniAtletismo para as escolas do Paraná. "O apoio faz parte do Programa Nutrir, que existe desde 1999. É muito importante ensinar que além da educação e da atividade física, as crianças precisam de uma alimentação saudável." Kanamaru fez a entrega simbólica de dois kits de cerca de 50 quilos cada para as regionais de Toledo/Assis Chateaubriand e Cascavel.
 
Já Maria das Graças Spirandelli, do Ministério do Esporte, lembrou da importância dos professores nessa iniciativa. "Sou do departamento de Alto Rendimento e por isso temos consciência da importância desenvolvimento e iniciação no esporte. Para o projeto dar certo, não tenho dúvida de que precisamos contar com pessoas centradas e comprometidas na ução dessas aulas, no caso todos os professores de Educação Física."
 
Vice-presidente da CBAt, medalhista olímpico e ex-recordista mundial do salto triplo, Nelson Prudêncio, fez questão de enfatizar que o MiniAtletismo é um programa de iniciação esportiva que prepara o aluno para a vida e para a prática de qualquer esporte. "A metodologia permite que as crianças tenham noções importantes de coordenação motora e se quiserem podem prosseguir no esporte, qualquer esporte."
 
O solenidade oficial foi apresentada pelo superintendente técnico da CBAt, Martinho dos Santos e a implantação do MiniAtletismo tem a meta de atingir cerca de 1,4 milhão de alunos do Paraná, que serão orientados pelos 5.500 profissionais de Educação Física da rede oficial. O lançamento do programa a presença de cerca de 200 pessoas, muitos professores que orientam suas equipes na fase final dos Jogos Escolares do Paraná, que está sendo disputada em Toledo, cidade no Oeste do Estado.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook