Mais três atletas obtêm índice para o Mundial da Ucrânia | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Mais três atletas obtêm índice para o Mundial da Ucrânia

Ana, Tamires e Joana do dardo / Foto: Fernanda Bigio/CBAt

Porto Alegre - O grupo que representará o País no Campeonato Mundial de Menores, de 10 a 14 de julho, em Donetsk, na Ucrânia, ganhou mais três integrantes na tarde deste sábado 22: duas atletas no lançamento do dardo e um no salto em distância, graças aos resultados obtidos no Campeonato Brasileiro/Caixa de Menores de Atletismo (até 17 anos), que termina neste domingo 23, no Estádio José Carlos Daudt da Sogipa, em Porto Alegre (RS). 
 
A prova mais forte tecnicamente foi a do dardo feminino, em que nada menos do que quatro atletas lançaram acima do índice CBAt de 46,00 m. A paranaense Tamires Santana, ganhadora da medalha de ouro, com 48,79 m, não poderá integrar a seleção brasileira por ter apenas 15 anos. Com isso, as vagas ficaram para Ana Carolina Marques Pires, de São Paulo, com 48,64 m, e Joana Juliana Soares, de Santa Catarina, com 47,86 m. A cearense Lídia Lorena da Silva, com 47,44 m, terminou em quarto lugar.
 
"Foi o melhor presente de aniversário que poderia ganhar", comemorou Ana Carolina, que completou 16 anos neste sábado. "Estava muito ansiosa e com medo de não conseguir e agora não acredito que vou para o Mundial", completou a atleta da Adeco, que faz lançamento do dardo há 2 anos.
 
O gaúcho Samory Uiki Fraga obteve o índice CBAt ao vencer o salto em distância, com 7,32 m (1.7). Para assegurar a vaga na seleção brasileira, precisou mostrar perseverança. Ele perdeu dois meses de treinamento este ano por causa de contusões, mas conseguiu retomar a preparação para se qualificar para o primeiro mundial da carreira. Primeiro ele saltou 7,52 m, mas com vento de 2.8 m/s, acima do permitido. Depois obteve 7,32 m (1.7), superando o índice de 7.24 m.
 
"Estou aliviado. Não é fácil deixar para conseguir a qualificação na última prova antes do Mundial. Estou extremamente feliz e gostaria de agradecer o apoio de todo o pessoal da Sogipa", comentou o atleta de 16 anos, que fala com muita desenvoltura. "O objetivo agora é se classificar para a final do Mundial e, para isso, tenho de chegar lá muito bem."
 
Outros atletas ratificaram a boa fase e o índice, como, por exemplo, a paulista Janaína Aparecida Fernandes, que venceu o salto em distância, com 5,95 m (1.3). "O resultado mostra que estou bem e consistente", lembrou a atleta de São Roque, de 16 anos. "Sonho com uma medalha na Ucrânia, mas antes tenho de passar em ir à final."
 
Os cariocas Vitor Hugo Santos e Vitória Cristina Rosa foram os campeões dos 100 m da competição. Ambos estão qualificados para o Mundial de Donetsk e a prova deste sábado serviu para ratificar o bom desempenho dos dois, mesmo com frio.
 
Vitor sentiu câimbras nas pernas antes e depois da final. "É difícil manter o aquecimento e senti dor no final da prova", lembrou o velocista, que obteve a marca de 10.69, mas com vento de 3.9 m/s. "O importante agora é treinar mais forte para conseguir um bom resultado no Mundial", completou.
 
Aos 17 anos, o atleta do Brasil Foods/ILF está classificado também nos 200 m para Donetsk, assim como para o Campeonato Pan-Americano de Juvenis (até 19 anos) da Colômbia, em agosto. 
 
Nos 100 m feminino, Vitória comemorou muito o resultado. "Fiz uma ótima prova e é muito bom ganhar o título brasileiro. Isso me dá mais confiança para o Mundial", afirmou a velocista, entusiasmada. "Sei que será difícil, mas quero brigar por uma vaga na final na Ucrânia."
 
Vitória derrotou na final a paulista Letícia Cherpe de Souza, qualificada para o Mundial nos 100 e nos 200 m. Letícia ficou com a medalha de prata. "Não sei o que aconteceu. Achei que fiz uma corrida boa, mas não deu resultado. Vou continuar trabalhando para melhorar meus tempos", completou a campeã sul-americana da categoria nos 200 m.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook