Mais dois conseguem índice para Londres 2012

Sandro Viana (de branco) e Aldemir Gomes (centro) fazem índice para Londres / Foto: Fernanda Paradizo / ZDLSão Paulo - Mais dois brasileiros atingiram o índice exigido pela IAAF (Federação Mundial de Atletismo) para os Jogos Olímpicos de Londres/2012.

Neste sábado, dia 28 de Abril, na disputa dos 200 m rasos do Torneio FPA Adulto e Juvenil, Aldemir Gomes (Rio de Janeiro) e Sandro Viana (E.C. Pinheiros) foram os dois primeiros colocados, com os tempos de 20s42 e 20s43, respectivamente, superando o índice de 20s51. A prova teve ainda Bruno Linz, que já está credenciado para a Olimpíada de Londres, na terceira posição (20s64).

"Estou treinando forte desde dezembro, ou seja, praticamente cinco meses de desgaste. Gostei do meu tempo e dei sorte de correr numa raia ‘boa’. Como sou um cara grande, tenho mais velocidade nas raias mais abertas, pois o ângulo da curva acaba favorecendo. Agora é continuar melhorando pra confirmar de vez a ida aos Jogos", comenta Sandro, atleta do E.C. Pinheiros.

Mas a surpresa da prova foi certamente o carioca Aldemir Gomes, que participou do camping de revezamento promovido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e decidiu aproveitar que estava na capital paulista para testar o que foi aprendido no treinamento. Com apenas 19 anos, o jovem voou na pista e mostrou que pode vir a se tornar um grande nome do atletismo se continuar com esse rendimento acima da média.

"Isso tudo é resultado de um longo trabalho, que ele assimilou muito bem. O Aldemir começou com 11 para 12 anos e é um atleta de características ímpares, aplicado e que sempre buscou dar certo. Assim, vamos dar continuidade ao planejamento e esperamos que ele chegue em Londres para fazer algo ainda melhor", afirma Vânia Valentino da Silva, treinadora do atleta nascido na Ilha do Governador, na capital fluminense.

Classificados se preparam - Para os que já se garantiram em Londres/2012, o sábado foi bem proveitoso no Estádio Ícaro de Castro Mello. Mauro Vinícius (BM&F/Bovespa), o Duda, participou da prova de salto em distância e venceu com 7m89. Fábio Gomes (BM&F/Bovespa) também esteve presente e terminou em primeiro lugar no salto com vara, com 5m40. A prova teve ainda Thiago Braz melhorando a marca para o Mundial Juvenil, com 5m30, e conquistando a quarta melhor marca do mundo da categoria neste momento.

"Se ele saltar mais 10 centímetros (5m40) é um forte candidato à medalha em Barcelona. A competição foi muito boa pra ele. Já o Fábio diz que não se sentiu muito bem, mas certamente irá melhorar até os Meetings de Belém (PA) e Fortaleza (CE)", diz Elson Miranda, treinador de Fabiana Murer e da equipe BM&F/Bovespa.

O Torneio FPA Adulto e Juvenil também foi utilizado pelos atletas paraolímpicos Alan Fonteles e Yohansson Ferreira, que já tem índice para Londres/2012 nos 100 m e 200 m rasos, iniciarem o período de competições antes dos Jogos. "Quero correr na casa dos 10s90. Meus melhor tempo é 11s23. Já nos 200 m, pretendo chegar na casa dos 21s60 e meu melhor tempo na prova foi conquistado justamente no Torneio FPA do início deste mês, 22s71", comenta Alan Fonteles.