Mais de 2 mil atletas competem no Mundial de Atletismo de Daegu 2011

Nilson de Oliveira André irá representar o Brasil nos 100m e nos 4x100m / Foto: Esporte AlternativoDaegu - A IAAF divulgou nesta segunda-feira, dia 22 de Agosto, a lista oficial dos atletas que disputarão o 13º Campeonato Mundial de Atletismo, que começa no próximo sábado, em Daegu, cidade sul-coreana de 2,5 milhões de habitantes.

Embora possa ainda acontecer mudanças, os números estão muito próximos do definitivo. No total, estão relacionados 2.181 atletas, 1.153 homens e 1.028 mulheres. Destes, 29 representam o Brasil: 14 homens e 15 mulheres.

Os 100 m é a prova com mais inscritos, com 80 nomes no masculino - Nilson André entre eles - e 79 no feminino - incluindo Ana Cláudia Lemos e Rosângela Santos. Uma curiosidade: nos 20 km marcha, o número de inscritos é 53, nos dois gêneros. O Brasil tem dois nomes no masculino: Moacir Zimmermann e Caio Bonfim.

Entre os ausentes famosos estão o velocista norte-americano Tyson Gay, número 2 do mundo nos 100 m, e o francês Teddy Tamgho, 1º no triplo. O Brasil também teve uma perda importante, por conta da lesão sofrida por Simone Alves da Silva, campeã sul-americana dos 10.000 m.

Entre as atrações estão o jamaicano Usain Bolt (100 m e 200 m), o queniano David Rudisha (800 m), o cubano Dayron Robles (110 m com barreiras), o norueguês Andreas Thorkildsen (lançamento do dardo), a etíope Meseret Defar (5.000 m). O Brasil também entra com nomes de primeira linha, como Maurren Maggi (salto em distância) e Fabiana Murer (salto com vara).

Nesta segunda-feira voltou a chover e a temperatura caiu, o que fez muita gente treinar com agasalho na parte da tarde, na pista da Vila Atlética, que, por sinal, recebe a cada dia mais residentes. Alguns grupos treinam na pista de aquecimento do Daegu Stadium, onde as competições acontecerão, a partir do dia 27. O Estádio está quase pronto, mas ainda estão em montagem a tribuna de imprensa e os equipamentos de controle, na pista.

A maioria dos brasileiros treinou de manhã, mas houve quem deixou para ir à pista à tarde, caso dos que chegaram cedo da China, onde disputaram a Universíade: Keila Costa (triplo e salto em distância), Rosângela Santos (100 m e 4x100 m), Lutmar Paes (800 m), Moacir Zimmermann e Caio Bonfim (20 km marcha), Diego Cavalcanti (4x100 m). E amanhã 23, chega do Brasil o velocista Ailson Feitosa (4x100 m).

"Estou quase voando", brincou Geisa Coutinho, que compete já na abertura do Mundial, no sábado, na preliminar dos 400 m, junto com Jailma Sales de Lima. Quase todos fazem treinos leves nesta fase final de espera do Campeonato. Nas provas técnicas, como os saltos, os atletas fazem exercícios especiais e procuram não forçar demais. Treinador dos velocistas, Katsuhico Nakaya disse que, "tanto nos treinos para as provas individuais como na preparação para os revezamentos tudo corre bem".

Além de Geisa e Jailma, mais 12 brasileiros estréiam no Mundial no sábado: Luiz Alberto de Araújo (nas cinco primeiras provas do decatlo), Elisângela Adriano e Andressa de Morais (qualificação do lançamento do disco), Fábio Gomes da Silva (qualificação do salto com vara), Ana Cláudia Lemos e Rosângela Santos (preliminar dos 100 m), Kléberson Davide, Lutmar Paes e Fernando Lina (preliminar dos 800 m), Nilson André (preliminar dos 100 m masculino), Maurren Maggi e Keila Costa (qualificação do salto em distância).