Keila Costa carimba passaporte para Londres 2012

Keila Costa carimbou no último sábado, dia 7 de Abril, o passaporte para os Jogos Olímpicos de Londres / Foto: Marcelo Ferrelli/CBAtSão Paulo - Keila Costa carimbou no último sábado, dia 7 de Abril, o passaporte para os Jogos Olímpicos de Londres. A pernambucana conseguiu o índice olímpico do salto triplo durante o Torneio FPA Juvenil e Adulto, disputado no estádio do Ibirapuera, em São Paulo. 

Na prova final, a atleta da BM&F Bovespa saltou 14 metros e 20 centímetros para garantir o título da competição e a vaga para a próxima olimpíada. A distância alcançada por Keila é cinco centímetros maior do que a marca mínima exigida para participar do evento esportivo mais importante do mundo.  

"É uma alegria total bater esse índice. Agora tenho uma tranquilidade maior para a temporada e não vou precisar quebrar o ritmo de treinamentos para atingir o índice em outro campeonato. Posso me concentrar para a preparação especifica para Londres", comemora Keila.

O planejamento da saltadora, ao lado de seu técnico Neilton Moura, era atingir a marca ainda no primeiro semestre, mas em uma competição sul-americana no Chile. "Eu só vim competir aqui no Ibirapuera porque pedi ao Neilton para entrar em um torneio para ganhar ritmo competição. O resultado surpreendeu. Hoje, eu estava bem confiante, mas o índice não era o principal objetivo. Os saltos foram tranquilos, não queimei nenhum. Foi importante provar que eu posso controlar a corrida", resume.

Marcas para o Mundial Juvenil - Em outra prova do dia, Jéssica dos Reis (ASA/São Bernardo do Campo) conquistou a medalha de prata na prova adulta do salto em distância, com 6m83. O salto a coloca na frente na luta por uma vaga na equipe brasileira que vai ao Mundial Juvenil, em Barcelona, em julho. Sua principal rival é Andressa Fidelis (GR Barueri/CEE), que melhorou sua marca (6m34 para 6m37), mas ficou com o bronze. A prata ficou com Eliane Martins (Orcampi/Unimed), com 6m38.

Jonathan vence no salto em distância - Após se qualificar para os Jogos de Londres no ultimo sábado, no salto triplo, Jonathan Henrique Silva (Orcampi/Unimed/CEE) venceu no salto em distância, mas sem índice (8m10). Ele marcou 8m03. "Foi muito bom. Melhorei minha marca em relação aos treinamentos apesar do cansaço. Passei a semana com uma virose, tive febre e estava muito debilitado".