Juliana e Montanha disputam o Troféu Brasil | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Juliana e Montanha disputam o Troféu Brasil

Fundista e lançador do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA são destaques do atletismo brasileiro na temporada / Foto: Agência Luz/BM&FBOVESPAFundista e lançador do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA são destaques do atletismo brasileiro na temporada / Foto: Agência Luz/BM&FBOVESPA

São Caetano do Sul - Juliana Paula Gomes dos Santos e Wagner Domingos, o Montanha, são destaques do atletismo brasileiro na temporada.
 
A fundista e o lançador do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA bateram o recorde sul-americano de suas provas e também conquistaram a qualificação para disputarem a competição olímpica pela primeira vez na carreira. Os dois atletas estarão presentes no XXXV Troféu Brasil, que começa nesta quinta-feira (30/6/2016), na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo.
 
Veja o programa de provas do Troféu Brasil de Atletismo
Montanha é o primeiro a competir. Já na quinta-feira, primeiro dia do torneio, terá pela frente a qualificação (8 horas) e a final (15h10) do lançamento do martelo. Juliana vai participar de duas provas: na sexta-feira, dia 1º, corre os 3.000 m com obstáculos (18h05), no qual tem o índice olímpico. No dia seguinte, sábado (2/6/2016), disputa a final dos 5.000 m (17h10), prova em que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015.
 
O atleta do lançamento do martelo chegou da Eslovênia no domingo (26/6), especialmente para disputa do Troféu Brasil - Montanha, de 33 anos, tem 11 títulos nacionais. Nesta temporada, melhorou sua marca pessoal na prova quatro vezes. A última foi em 19 de junho, durante o Campeonato Nacional Esloveno, quando alcançou os 78,63 m - superou o índice olímpico (77 m) e se tornou recordista continental (a marca anterior era do argentino Juan Ignacio Cerra: 76,42 m, de 25 de julho de 2001).
 
Montanha, que conta com a orientação do técnico esloveno Vladimir Kevo, campeão olímpico em Pequim/2008 com Primoz Kosmuz, deve retornar à Europa após a disputa do Troféu Brasil. Qualificado para a disputa olímpica, está em busca de outro sonho: "Estou muito feliz por saber que consegui dar um passo importante. Agora, o foco é trabalhar para chegar em uma final olímpica."
 
Juliana, que dominou o cenário do meio-fundo brasileiro (800 m e 1.500 m), disputará o Troféu Brasil pela primeira vez em suas novas provas: 3.000 m com obstáculos e 5.000 m. A atleta de 32 anos fez uma transição vitoriosa para as disputas de fundo desde que retornou às pistas depois de dar à luz Miguel, hoje com 5 anos.
 
A qualificação olímpica nos 3.000 m com obstáculos veio no Meeting de Oordegem, na Bélgica, em 28 de maio, com a marca de 9min39s33, superando, assim, a marca mínima para a disputa de agosto (9min45) e batendo o recorde sul-americano da prova. Ainda na temporada de treinos e competições na Europa, Juliana melhorou novamente o recorde pessoal: 9min38s63, em Praga. Logo após o Troféu Brasil, Juliana e o marido, Marílson Gomes dos Santos, já convocado para a disputa da maratona olímpica, viajam para a Colômbia, onde farão treinamento na altitude. 
 
"É a minha primeira competição olímpica. É um sonho que eu vou realizar de estar participando dessa disputa e de estar com o Marílson (o maratonista Marílson Gomes dos Santos) e em casa", comentou Juliana, que pensa em conseguir levar o filho Miguel para ver a maratona. "Como é no último dia de prova quem sabe eu consigo", pensa Juliana. "Não tinha oportunidade melhor de estarmos juntos", acrescenta Marílson, observando que o seu namoro e casamento com Juliana foi construído no atletismo.
 
O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA já tem 14 integrantes qualificados para competição de agosto no Rio - o número não inclui os velocistas que estarão nos revezamentos. Além de Marílson, Mário José dos Santos Júnior, da marcha atlética 50 km, também já está oficialmente convocado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
 
Confira os atletas com índice olímpico do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA:
 
Lutimar Abreu Paes - 800 m
Thiago do Rosário André - 1.500 m
Augusto Dutra - salto com vara
Wagner Domingos - lançamento do martelo
Júlio César de Oliveira - lançamento do dardo
Darlan Romani - arremesso do peso
Luiz Alberto de Araújo - decatlo
Marílson Gomes dos Santos - maratona
Mário José dos Santos Júnior - marcha 50 km
Jailma Sales de Lima - 400 m
Juliana Paula Gomes dos Santos - 3.000 m com obstáculos
Fabiana Murer - salto com vara
Keila Costa - salto triplo e salto em distância
Fernanda Borges - lançamento do disco
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook