José Alessandro Bagio vence 50 km na Seletiva Caixa de Marcha

Bagio cruza a linha de chegada em Barueri / Foto: Harley Maciel/CBAtBagio cruza a linha de chegada em Barueri / Foto: Harley Maciel/CBAtSão Paulo - O catarinense José Alessandro Bagio completou neste domingo 24 pela manhã, em Barueri, na Grande São Paulo, a sua primeira prova de 50 km em marcha. Especialista nos 20 km, ele venceu a Seletiva Caixa de Marcha 50 km, organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

 

Assim, Bagio, que competiu como convidado, assumiu a liderança dos Rankings Brasileiro e Sul-Americano da distância, com 4:02:36, marca considerada boa por Adauto Domingues, membro do Conselho Técnico da CBAt.

Mário José dos Santos Júnior, da BMF&Bovespa, terminou em segundo lugar, com 4:03.30, e ficou com a segunda colocação também nos Rankings do Brasil e da América do Sul. A prova teve largada às 06:30 e foi disputada sob uma temperatura de 20 graus, sem sol, o que acabou ajudando o desempenho dos atletas, num circuito de um quilômetro, montado na Rua Guilherme Guglielmo, em frente ao Ginásio de Esportes José Correa.

A liderança do Ranking Sul-Americano era do colombiano Rodrigo Moreno, com 4:05:44, enquanto a melhor marca nacional era de Cláudio Richardson, com 4:26:11, desde maio deste ano.

Embora tenham tido bons resultados, Bagio e Mário José não alcançaram o índice estabelecido pela CBAt, para o Campeonato Mundial de Daegu, que será disputado de 27 de agosto a 4 de setembro, na Coreia do Sul. O índice é 3:52.54 e resulta da média do 12º resultado obtido nos Mundiais de Berlim (2009) e Osaka (2007), e na Olimpíada de Pequim (2008).

"Os atletas devem tentar novamente o índice na Copa Brasil de Marcha, em janeiro, mas esta competição de hoje foi realmente muito boa", comentou Adauto, treinador de Mário José dos Santos Júnior. "O Mário fez o melhor que pôde porque está envolvido com provas e estudos de seu curso de Veterinária neste momento. Mas o Bagio foi muito bem. Ele tem 1:21.43 como recorde nos 20 Km e pode melhorar nos 50 Km", concluiu o treinador.

Pódio da Seletiva Caixa dos 50 Km Marcha
1- José Alessandro Bernardo Bagio (FPA) - 4:02.36
2- Mario José dos Santos - BM&FBovespa - 4:03.30
3- Fábio Gonzalez (Argentino) - 4:41.08