Jonathan Henrique compete em três Meetings do "Brazilian Tour-2012"

O atleta atingiu o índice olímpico na última semana / Foto: Marcelo Ferrelli / CBAtSão Paulo - Qualificado para os Jogos Olímpicos de Londres, o mineiro Jonathan Henrique Silva teve a sua participação assegurada pelo técnico Nélio Moura em três dos cinco Meetings que compõem o "Brazilian Athletics Tour-2012", principal circuito do Atletismo latino-americano, tradicionalmente realizado em maio.

O atleta de 20 anos será uma das atrações do salto triplo no "GP Internacional Caixa/Sesi", em Uberlândia (MG), no dia 13, do "GP Internacional São Paulo/Caixa, em São Paulo (SP), no dia 16, e do "GP Internacional Brasil/Caixa", no Rio de Janeiro (RJ), no dia 20.

"Jonathan saltará os três GPs como parte de sua preparação para as grandes competições da temporada. O objetivo é manter consistência nos resultados", afirmou o treinador. Cada país pode levar até três atletas por prova, desde que superem a índice A da IAAF, no caso do triplo, 17,20 m.

Jonathan, da Orcampi/Unimed, obteve índice para a Olimpíada ao vencer o salto triplo do Torneio FPA, no fim de semana, no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em São Paulo, com a marca de 17,39 m. Assim, ele obteve o 2º melhor resultado da prova, na temporada ar livre, no Ranking Mundial (o líder é o cubano Osviel Hernandez, com 17,49 m).

O que deixa Jonathan mais animado é a sua progressão no esporte, além da confiança dos técnicos Nélio e Tânia Moura. Ele terminou 2010, com 16,07 m como recorde pessoal, e 2011, com 16,70 m como melhor marca. Agora, já tem 17,39 m. "É um sonho superar os 17 metros e garantir o índice olímpico", lembrou o atleta nascido na cidade de Varginha.

Em Uberlândia, São Paulo e Rio, Jonathan terá a companhia de seu colega de equipe, Jefferson Sabino, ganhador da medalha de bronze no triplo, nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011.