João do Pulo ganha selo comemorativo

Correios lançam selo no 41º aniversário do recorde mundial do triplo / Foto: Wagner Carmo/CBAt

São Bernardo do Campo - Os Correios lançaram na tarde deste sábado (dia 15) selo em homenagem a João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, durante intervalo da primeira para a segunda etapa do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 Interseleções, na Arena Caixa, no Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra, em São Bernardo do Campo (SP).
 
A cerimônia da primeira obliteração, com o carimbo comemorativo, foi comandada por Ronald Cavalcante, dos Correios, e contou com presença de várias autoridades, com destaque para o treinador Pedro Henrique de Toledo, responsável pela carreira de sucesso do saltador paulista de Pindamonhangaba.
 
A data foi escolhida pelos Correios em parceria com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), porque, justamente neste sábado, comemora-se o 41º aniversário do recorde mundial do triplo marcado por João ao saltar 17,89 m nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México.
 
"Estou muito feliz com essa homenagem e com esse reconhecimento à grande carreira do João", comentou Pedrão, como Pedro Henrique de Toledo é conhecido.
 
O Diretor de Relações Públicas da CBAt, Luiz Roberto Rodrigues, representou o presidente José Antonio Martins Fernandes no evento. Ele lembrou as qualidades de grande atleta de João do Pulo, "um dos maiores ídolos do esporte brasileiro e principalmente do nosso Atletismo".
 
A marca de João, no México, se constituiu em recorde mundial por uma década. No âmbito sul-americano, o salto de João Carlos vigorou como recorde continental por quase 32 anos, até 20 de maio de 2007, quando Jadel Gregório marcou 17,90 m, no Mangueirão, em Belém do Pará.
 
Depois do recorde no PAN, ganhou duas medalhas olímpicas de bronze: em Montreal, no Canadá, em 1976, e em Moscou, na então União Soviética, em 1980.
 
Foi, ainda, tricampeão da antiga Copa do Mundo, em Dusseldorf 1977, Montreal 1979 e Roma 1982. Na história do PAN, é que mais conquistou títulos no Atletismo: no triplo e no salto em distância, no México 1975 e em Porto Rico 1979.
 
João Carlos de Oliveira morreu a 29 de maio de 1999, em São Paulo, um dia após completar 45 anos.

Veja Também: