IAAF divulga novos índices olímpicos para Rio-2016

Com as novas marcas, Geisa Arcanjo está qualificada no arremesso do peso / Foto: Wagner Carmo / CBAt

São Paulo - Com os novos índices aprovados pelo Conselho da IAAF, novos atletas do Brasil ganharam a condição de qualificados para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. É o caso de Geisa Arcanjo, no arremesso do peso, e que nos Jogos de Londres 2012, foi a brasileira mais bem classificada no torneio feminino, com o sétimo lugar em sua prova.
 
As mudanças nos índices também beneficiaram a saltadora Keila Costa. Ela já estava qualificada no salto em distância. Agora, também poderá competir no triplo. Keila foi bronze no salto em distância no Mundial de Doha 2010 e também no triplo, no Mundial Juvenil de Kingston 2002.
 
D mesma forma na maratona, em que mais quatro corredores do País agora têm os índices (três homens e uma mulher). No masculino, entraram na lista Giomar Pereira da Silva, Mateus Trindade e Fredison Costa. No feminino, o novo nome é Roselaine Benites.
 
Cada país pode participar com até três atletas por prova. Na maratona masculina, há 10 brasileiros qualificados. Solonei Rocha da Silva já é nome certo, por ter o índice e ter se classificado entre os 20 primeiros no Mundial de Pequim (foi o 18º). Dos demais, os dois com melhores tempos são Marilson dos Santos, com 2:11:00, e Paulo Roberto de Almeida Paula, com 2:11:02.
 
No feminino, seis maratonistas estão qualificadas. As três primeiras são Adriana Aparecida da Silva, com 2:35:28, Marily dos Santos, 2:37:25, e Rosângela Farias, 2:38:40.
 
O prazo final para a obtenção de índices na maratona é 6 de maio próximo.
 
Veja Também: