Governo Federal lança "Atleta na Escola" e atletismo será o primeiro esporte | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Governo Federal lança "Atleta na Escola" e atletismo será o primeiro esporte

Secretário do MEC Henrique Paim, ministro Mercadante, ministro Rebele e general Fernando Azevedo  / Foto: Letícia Verdi/MEC

Brasília - Com a presença dos ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Aldo Rebelo (Esportes), o Governo Federal lançou na segunda-feira, dia 7 de Maio, em Brasília, o programa Atleta na Escola. O objetivo é democratizar o acesso e incentivar a prática esportiva nas escolas.
 
Como a presidenta Dilma Roussef já havia informado na solenidade de homenagem aos atletas olímpicos em fins de 2012, o Atletismo é o esporte que abrirá o programa. O programa Atleta na Escola está sob a égide dos Ministérios da Educação e do Esporte, com apoio do Ministério da Defesa. Inicialmente, o programa buscará dois grupos de estudantes, de escolas públicas e particulares, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.
 
A ideia é realizar Jogos Escolares, primeiro no próprio estabelecimento escolar, depois na fase municipal, em seguida na estadual e finalmente a nacional. A fase municipal e a estadual deverão ser conduzidas pelas Secretarias Municipais e pelas Secretarias Estaduais. Até ontem, 12 Secretarias Estaduais e 2.500 Secretarias Municipais já haviam aderido e confirmado a participação no programa.
 
Neste primeiro ano do programa, três áreas do atletismo serão realizadas: corrida de velocidade (75 m), corrida longa (1.000 m) e salto em distância. O potencial de participação é de 17,5 milhões de estudantes de 20 mil escolas. "Nesta etapa inicial, esperamos alcançar 5 milhões de alunos", disse o secretário de Educação Básica, Romeu Caputo.
 
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, lembrou um encontro com o ex-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Roberto Gesta de Melo, que sugeriu que se levasse o atletismo e os esportes às escolas. "Levei a ideia à Presidenta da Dilma, e ela achou muito interessante e determinou que elaborássemos o programa para entrar em atividade ainda neste ano", disse Rebelo.
 
Por sua vez, o ministro Aloizio Mercadante afirmou que "o programa Atleta na Escola e a Universidade do Esporte serão as duas heranças que o Governo Federal pretende consolidar para as próximas gerações", a partir das possibilidades que a realização da Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro propicia. "Temos que apoiar o atletismo, que é um esporte que distribui muitas medalhas em Olimpíadas", disse o ministro da Educação.
 
O representante do ministro da Defesa, Celso Amorim, foi o general Fernando Azevedo e Silva. "As Forças Armadas dispõem de mais de mil praças esportivas e irão contribuir com o programa, conforme a orientação da presidenta da República", disse Fernando Azevedo.
 
Já o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, José Antonio Martins Fernandes, foi representado na solenidade pelo gerente administrativo da CBAt, Georgios Hatzidakis. "Os ministros Aloizio Mercadante e Aldo Rebelo enfatizaram a importância do atletismo no cenário esportivo e lembraram que a Confederação participa do programa, dando apoio técnico", afirmou Georgios.
 
Mais informações no site do MEC: http://atletanaescola.mec.gov.br/
 
Veja cronograma das atividades: http://atletanaescola.mec.gov.br/cronograma.html
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook