Gilberto Lopes e Maria Ferraz, os destaques brasileiros

Eles foram vice-campeões em Boa Vista em prova válida pelo Ranking CAIXA CBAt de Corredores / Foto: Eduardo Andrade (Divulgação)

São Paulo - O mineiro Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento/Caixa) e a paulista Maria Aparecida Ferraz (Luasa/Caixa) foram os brasileiros mais bem colocados na 16ª edição da Corrida Internacional 9 de Julho, disputada neste sábado (9), como parte das comemorações do 126º aniversário da cidade de Boa Vista, em Roraima. Eles foram os vice-campeões da prova de 10 km, válida pela oitava etapa do Ranking Caixa CBAt de Corredores 2016.
 
Os vencedores foram os quenianos Edwin Kiprop Kibet e Esther Chesang Kakuri, que completaram a distância em 30:28 e 40:26, respectivamente. Gilmar obteve a marca de 30:52, seguido de Jurandyr Couto Júnior (Orcampi Unimed), terceiro colocado, com 30:56.
 
Já Maria Aparecida Ferraz, prata nos 10.000 m e bronze nos 5.000 m no Troféu Brasil Caixa, em São Bernardo do Campo, correu a prova em 43:02, com Franciane dos Santos Moura (IFAM-AM), ficando na terceira posição, com 43:08.
 
A largada foi dada a partir das 16:50 locais (17:50 de Brasília) na Praça Velia Coutinho, para as pessoas com necessidades especiais, seguindo depois os pelotões de elite feminino e masculino dos 10 km e as categorias geral e servidor dos 5 km
 
Considerada a mais tradicional prova de rua de Roraima, a competição superou as expectativas. "A Corrida 9 de Julho atrai atletas de vários Estados e até de países vizinhos e continua crescendo a cada edição. Nesta, tivemos a participação de atletas do Quênia, país que é referência nesse tipo de prova", lembrou João Tambor, superintendente de Esporte da Fetec (Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura). "Além disso, temos uma grande adesão dos moradores de Boa Vista, que aproveitam as praças e ruas da cidade para praticar esporte. O que a gente busca é contribuir para melhorar a qualidade de vida da população.", concluiu.
 
A nona etapa do Ranking será disputada no próximo dia 31, em Recife (PE), com mais uma prova do Circuito de Corridas Caixa.
 
Os 20 atletas - 10 no masculino e 10 no feminino - mais bem colocados na classificação final do Ranking Caixa CBAt integrarão o Programa Nacional Caixa de Apoio a Corredores de Elite de 2017. 
 

Veja Também: