Geisa Arcanjo é atração do GP Brasil Caixa/Governo do Pará

Geisa Arcanjo / Foto: Wagner Carmo/CBAt

Belém - A paulista Geisa Arcanjo, sétima colocada no arremesso do peso na Olimpíada de Londres, no ano passado, é um dos destaques confirmados do "Grande Prêmio Brasil Caixa/Governo do Pará de Atletismo-2013", que será disputado no dia 12 de maio, no Estádio do Mangueirão, em Belém. Geisa participa nesta quarta-feira 24 do lançamento oficial da principal competição do Atletismo latino-americano da temporada, na capital paraense.
 
"Estou bem e vou fazer a provas em Belém, e depois em Uberlândia e São Paulo", disse a arremessadora, referindo-se aos três torneios que fazem parte do "Brazilian Athletics Tour" deste ano. "Serão oportunidades incríveis de fazer o índice para o Campeonato Mundial de Moscou", completou a atleta, que compete neste sábado 27, na primeira etapa do Circuito Nélson Prudêncio, em Campinas (SP). O índice de qualificação para o Mundial de agosto, na Rússia, é de 18,58 m.
 
Geisa tem claros objetivos para 2013. Além de disputar o Mundial e de ficar entre as cinco primeiras, ela quer quebrar o recorde sul-americano da especialidade, de 19,30 m, de Elisangela Adriano. Em 2012, Geisa alcançou 19,02 m, na final olímpica e superou em 52 cm o objetivo preestabelecido para a temporada, em conjunto com o técnico cubano Justo Navarro, no CNT Caixa/Sesi, da CBAt, em Uberlândia (MG).
 
A prova feminina do arremesso do peso está marcada para as 09:30 do dia 12 no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. O GP Brasil, que será aberto às 08:25, com o lançamento do martelo masculino, é realizado desde 1985 e em 1990 passou a fazer parte do IAAF World Challenge.
 
Os também brasileiros Maurren Maggi e Duda da Silva, campeã olímpica e campeão mundial indoor do salto em distância, respectivamente, também tiveram participação confirmada no Pará. Do exterior são nomes certos: o bahamense Michael Mathieu, campeão olímpico do 4x400 m em Londres, que tentará a segunda vitória seguida nos 200 m em Belém o francês Ladje Doucoure, campeão mundial dos 110 m com barreiras em Helsinque o polonês Szymon Ziolkowski, campeão olímpico do lançamento do martelo em Sydney.
 
O GP Brasil Caixa/Governo do Pará abre o "Brazilian Athletics Tour" de 2013, que terá ainda o GP Caixa/Sesi de Atletismo, em Uberlândia, no dia 16 de maio, e o GP Caixa/São Paulo, no dia 19.