Força Bruta reúne mais fortes do mundo no desafio Brasil x Polônia

Marcos Ferrari / Foto: Rodrigo Dod / Savaget

São Paulo - Marcada para a manhã de domingo, 14, na Praça da Matriz, em Cotia (SP), a edição de 2018 do Força Bruta traz uma novidade em relação aos anos anteriores da competição de strongman, também conhecido como atletismo de força. A disputa, reunindo os homens mais fortes do mundo, colocará frente a frente os melhores atletas da modalidade do Brasil e da Polônia. Enquanto Marcos Ferrari e Tiago Aparecido representarão os sul-americanos, o país europeu terá em ação Mateusz Kieliszkowski e Krzysztof Radzikowski.
 
O Brasil contará com o paulista Marcos Ferrari, de 40 anos e 122 kg, que esteve presente no Força Bruta desde a primeira edição da prova no País, em 2013. Melhor atleta profissional sul-americano de strongman desde 2010, Ferrari é tricampeão brasileiro e sul-americano. Já sua dupla, o também paulista Tiago Aparecido, de 32 anos e 125 kg, é atual campeão do Desafio "O Homem Mais Forte do Brasil 2017" e duas vezes campeão sul-americano, uma no Uruguai e outra na Argentina. Tiago acumula ainda o tricampeonato brasileiro e o bi do Arnold Sports South America.
 
Pela Polônia, competem o atual campeão do Força Bruta, Mateusz Kieliszkowski, que ganhou todas as provas da última edição da competição, realizada em janeiro de 2017, no Emissário Submarino, em Santos (SP). Ele tem 25 anos, 142 kg e é bicampeão polonês de strongman, em 2015 e 2016, e terá ao seu lado Krzysztof Radzikowski, de 36 anos e 150 kg, com um currículo impressionante no esporte, bicampeão overall de 2013 e 2015 do Strongman Champions League e também bicampeão do Giants Live, em 2011 e 2012. 
 
Como é de costume no Força Bruta, serão realizadas três provas. A primeira é a do Medley, um circuito reunindo quatro fases: inicia-se com o Martelo de Thor, com pesos de 15 kg em cada mão, na isometria de braços abertos e vence quem ficar mais tempo na posição. O atleta que parar primeiro terá três segundos de punição na próxima etapa. Em seguida, eles terão que elevar uma pedra de 100 kg acima da cabeça (uma única repetição), depois farão quatro repetições do Dumbbell (haltere fechado) de 100 kg, e as batalhas da primeira prova terminam com dois tombos de um pneu gigante de trator. 
 
A segunda prova será a do Deadlift, em duplas, com o levantamento de uma caçamba de lixo, em que o peso nas mãos deverá ser de 600 kg no total. A altura da barra será definida pelo atleta de menor estatura da dupla, com tempo máximo de duração de dois minutos. Por fim, a decisão ficará para o tradicional Atlas Stones (por cima da barra), com uma pedra de 140 kg. O atleta tem que jogar a bola por cima da trave para o oponente. Quando cansar e/ou se machucar, o parceiro pode dar continuidade, mas o primeiro não poderá mais retornar para a competição. Vence a dupla que ficar mais tempo e não desistir.
 
O evento, com transmissão ao vivo da TV Globo, a partir das 10h, na programação do Esporte Espetacular, tem entrada gratuita para o público.
 
Veja Também: