Filho de João do Pulo é esperança para Rio 2016

O filho do ex-recordista mundial, João do Pulo, Emmanuel Norberto Carrupt de Oliveira (salto triplo), é uma das esperanças do Brasil para os próximos Jogos Olímpicos / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - O filho do ex-recordista mundial, João do Pulo, Emmanuel Norberto Carrupt de Oliveira (salto triplo), é uma das esperanças do Brasil para os próximos Jogos Olímpicos, que serão disputados em 2016, na Cidade Maravilhosa. Ele participa, ao lado de outras jovens promessas, de uma clínica no Rio de Janeiro liderada pelo holandês Gerard Lenting, técnico que tem experiência por ter participado de nada mais que quatro olimpíadas. 

Além de Emmanuel, outros nove jovens irão participar até o dia 14 de novembro da Clínica Powerade de Atletismo, workshop esportivo que reúne promessas do salto, velocidade e de provas combinadas para dez dias de intenso treinamento com uma equipe multidisciplinar. A Clínica Powerade de Atletismo acontece no Estádio Célio de Barros, na Academia Bodytech, na Federação de Atletismo do Rio de Janeiro (Farj), e ainda ao ar livre, na Lagoa e na Praia do Leblon, no Rio de Janeiro. Na programação, estão treinos de alta performance, palestras, dinâmicas e avaliações médicas e nutricionais, além da preparação do grupo para a participação em eventos esportivos até os Jogos Olímpicos de 2016.

Seis atletas, com idade entre 17 e 19 anos, participam da clínica. Quatro deles são cariocas - Karen Lopes (heptatlo) e Gabriel Oliveira Constantino (decatlo), da Mangueira;Marcos Vinícius Pimentel (100 metros rasos / salto), da Escola Municipal Francisco Caldeira de Alvarenga; e Jeferson Alan Santos (lançamento de disco / decatlo), que treina na equipe da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias. O potiguar Jadson Lucas Silva (salto em distância e triplo), que mora no Rio de Janeiro há um ano, e defende o Centro Educacional Santa Mônica, e o paulista Emmanuel Norberto Carrupt de Oliveira (salto triplo), da ASPMP, filho do ex-recordista mundial João do Pulo, completam o time.

"São jovens com um enorme potencial para o atletismo, convidados pelo Ranking Brasileiro, que receberão treinamento de alto nível. O objetivo da Clínica Powerade é ajudar a desenvolver e fomentar o atletismo no Brasil. Vamos traçar um perfil de cada um dos atletas, conhecê-los de perto, dar uma base para a evolução de cada um no esporte e como seres humanos. Afinal, não basta ser bom atleta, tem que ter determinação e bom comportamento também", explica Lenting que, além de comandar a Clínica, é coordenador técnico do Powerade Team, equipe de atletismo da marca com foco em 2016.

Emmanuel é um dos destaques entre os participantes. Apesar de não ter conhecido o pai, o biotipo do rapaz não nega que o talento está no DNA. Aos 17 anos, “Pulinho”, como é conhecido, tem 1,90 m, 78 kg e já tem uma meta definida: participar dos Jogos Olímpicos de 2016. Morando há pouco mais de um ano em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, com a mãe, o padrasto e o irmão mais novo, ‘Pulinho’ nem sempre seguiu os passos do pai. Aos 14 anos, já com porte atlético, arriscou-se como jogador de basquete; aos 15, migrou para o salto em altura e, no início deste ano, percebeu a genética privilegiada para o salto triplo e ingressou na categoria em que seu pai era especialista. Desde então, investiu em uma pesada rotina de treinamento com técnico Jânio Rodrigues no Centro Esportivo que leva o nome de seu pai, João Carlos de Oliveira.

Gerard Lenting - Em julho, o holandês Gerard Lenting assumiu a coordenação técnica do Powerade Team, equipe de atletismo da marca que, desde janeiro, recebe treinamento de alto nível com foco nos Jogos Olímpicos de 2016. Com quatro olimpíadas no currículo - Barcelona 1992, Atlanta 1996, Sidney 2000 e Atenas 2004 - Lenting está no Brasil exclusivamente para contribuir na formação do time, através de treinos diários com novas técnicas e sua expertise em diferentes modalidades do atletismo.

Especialista em provas combinadas, Lenting, de 52 anos - sendo 32 deles como técnico de atletismo – está na equipe para somar ao trabalho realizado pelo técnico Cezar Coradassi (velocidade). 

Esta é a quarta vez em que Lenting treina atletas brasileiros. Nos últimos dois anos, o holandês atuou como consultor e técnico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Antes, foi treinador da equipe nacional da Holanda e do Qatar, por quatro anos em cada país, além de ter trabalhado com as equipes de arremesso de peso e disco da Espanha. Trabalhos que, entre outros frutos, geraram medalhas de ouro, prata e bronze em três das quatro Olímpiadas em que atuou como técnico e auxiliar.