Fabiana Murer, indicada a melhor do mundo, participa de ação social

Fabiana transmite experiência para jovens atletas  / Foto: Ismar Ingber /COBFabiana transmite experiência para jovens atletas / Foto: Ismar Ingber /COBSão Paulo - A IAAF - Federação Internacional de Atletismo - divulgou na última terça-feira, dia 19 de Outubro, a lista dos atletas que concorrem este ano ao título de melhor da temporada. Fabiana Murer aparece entre as 10 melhores do mundo na lista feminina.

A brasileira ganhou o salto com vara nos dois principais eventos do ano: o Campeonato Mundial Indoor em Doha, no Catar, em março, e a Diamond League em agosto, em Zurique, na Suíça.

Fabiana, que compete pela BM&FBovespa e treina com Elson Miranda, ainda venceu o Ibero-Americano em San Fernando, na Espanha, quando marcou 4,85 m (novo recorde sul-americano). Ela também faz parte do Programa de Apoio a Atletas de Alto Nível da Confederação Brasileira de Atletismo, mantido pela Caixa Econômica Federal.

Com já é tradicional, a IAAF divulgou duas listas, uma no masculino e outra no feminino, ambas com 10 nomes. Agora, centenas de especialistas de todo o mundo vão votar até o próximo dia 7 de novembro. Os eleitos no masculino e no feminino serão conhecidos no dia 21 do mês que vem, no Gala 2010 que a IAAF promoverá em Mônaco. Abaixo, os indicados.

Ação Social - Um dia após anuncio feito pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) de que é uma das indicadas ao prêmio de melhor Atleta do Ano, a campeã mundial indoor de salto com vara Fabiana Murer esteve, a convite do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da Casa da Moeda, no Parque Aquático Maria Lenk e no Velódromo onde contou um pouco de sua carreira para jovens atletas.

 Na quarta-feira, dia 20 de outubro, em mais um ação social de aproximação com comunidades de baixa renda, o COB reuniu 50 adolescentes de dois projetos para uma manhã de atividades esportivas e educação olímpica.

Participaram do encontro integrantes de dois projetos sociais ligados ao atletismo e patrocinados pela Casa da Moeda, além do superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinicius Freire, e Maria Cristina Paes Monteiro, gerente de patrocínios da Casa da Moeda. Os jovens tiveram a oportunidade de estabelecer contato com modalidades olímpicas até então desconhecidas, como o badminton, hóquei sobre grama e luta olímpica. Com o apoio das respectivas confederações, foram organizadas clínicas onde eles tiveram a chance de praticar os esportes.

Após a prática esportiva, veio a hora mais esperada e surpreendente. Sem que os alunos soubessem, uma das grandes estrelas do esporte nacional, Fabiana Murer, prestigiou o evento e transmitiu toda sua experiência esportiva para os futuros atletas do país. "Acho muito importante esse contato com os mais jovens. Poder conversar com atletas que estão começando e passar minhas experiências é muito legal, pois já estive na posição deles e passei pelas mesmas dificuldades. Esta iniciativa do COB de difundir o esporte para a juventude é fundamental", comentou Murer.

Fabiana foi o grande nome brasileiro da modalidade na temporada. Campeã da Diamond League e do Mundial Indoor no salto com vara, a brasileira está entre as dez indicadas pela IAAF para o prêmio de Atleta do Ano. "Tive um ano maravilhoso e a indicação para o prêmio foi uma surpresa para mim. O atletismo é tão grande e estar entre as dez melhores do ano é uma alegria imensa. A indicação já é um prêmio", comemorou Fabiana.

O COB e a Casa da Moeda assinaram acordo de parceria em junho para a implantação do Centro de Desenvolvimento de Talentos, que funcionará no Parque Aquático Maria Lenk e no Velódormo. Além disso, as duas partes utilizam da parceria para difundir a prática esportiva entre a juventude. A Casa da Moeda apoia cerca de 80 projetos sociais, muitos deles com foco no esporte. Com este tipo de ação social, o COB pretende estabelecer contato com diversas comunidades de baixa renda, a fim de difundir o Olimpismo, a prática esportiva e a cultura esportiva no Brasil.

"Gostaria de parabenizar a Casa Moeda por proporcionar esses trabalhos sociais primordiais para a formação do cidadão. A intenção é apresentar o Olimpismo e seus ideais às crianças e jovens de diferentes comunidades. Para nós, poder proporcionar um dia como esse para eles é muito importante. Esporte e educação se confundem e sempre trabalham em harmonia", disse Marcus Vinícius Freire. Enquanto em outras ocasiões o COB foi até a sede dos projetos, desta vez o COB trouxe os jovens do bairro de Sulacap para conhecer suas instalações. Em 2009, a equipe do COB já havia visitado o Projeto Miratus, na Comunidade da Chacrinha, e o Instituto Reação, na Comunidade da Rocinha, sempre com grande adesão. Já no início de 2010, O COB visitou o Núcleo Bené de vôlei, em Realengo, e o Chapéu Mangueira, no Leme.

Confira a lista dos indicados a melhor atleta do ano pela IAAF:

MASCULINO
-Christian Cantwell (Estados Unidos) - arremesso do peso: campeão do Mundial Indoor e da Diamond League.
-Tyson Gay (Estados Unidos) - 100 m: número 1 do mundo nos 100 m.
-Steven Hooker(Austrália) - salto com vara: campeão do Mundial Indoor.
-Bernard Lagat (Estados Unidos) - 3.000 m: campeão do Mundial Indoor.
-Christophe Lemaitre (França) - 100 m: branco mais rápido da história, com 9.98.
-David Oliver (Estados Unidos) - 110 m com barreiras: número 1 do mundo com 12.89.
-David Rudisha (Quênia) - 800 m: superou duas vezes o recorde mundial da prova, ao marcar 1:41.09 e 1:41.01.
-Zersenay Tadese (Eritreia) - 20 km e meia maratona: estabeleceu novo recorde mundial nos 20 km com 55:21 e da meia maratona com 58.23.
-Teddy Tamgho França) - salto triplo: campeão do Mundial Indoor e novo recordista em pista coberta com 17,90 m.
-Andreas Thorkildsen (Noruega) - lançamento do dardo: campeão da Diamond League.

FEMININO
-Veronica Campbell-Brown (Jamaica) - 60 m: campeã do Mundial Indoor.
-Milcah Chemos Cheywa (Quênia) - 3.000 m com obstáculos: campeã do Mundial Indoor.
-Meseret Defar (Etiópia) - 3.000 m: campeã da Copa Continental.
-Jessica Ennis (Grã-Bretanha) - pentatlo: campeã do Mundial Indoor.
-Allyson Felix (Estados Unidos) - 200 m e 400 m: campeã da Diamond League.
-Fabiana Murer (Brasil) - salto com vara: campeã do Mundial Indoor e da Diamond League e vice-líder do Ranking da IAAF, com 4,85 m.
-Nadezhda Ostapchuk (Belarus) - arremesso do peso: campeã do Mundial Indoor e da Diamond League.
-Olga Rypakova (Cazaquistão) - salto triplo: campeã do Mundial Indoor.
-Blanka Vlasic (Croácia) - salto em altura: campeã do Mundial Indoor e da Diamond League.
-Anita Wlodarczyk (Polônia) - lançamento do martelo: superou o recorde mundial, com 78,30 m.