Fabiana Murer está na final do Mundial de Atletismo

Fabiana Murer / Foto: Wagner Carmo / CBAt

Pequim - Fabiana Murer classificou-se na manhã desta segunda-feira (dia 24), em Pequim, noite de domingo (23), em Brasília, para a final da prova do salto com vara do Campeonato Mundial de Atletismo, no Estádio Nacional, o Ninho de Pássaro. A brasileira saltou 4,55 m, na única tentativa que fez. A final será disputada na quarta-feira (26), a partir das 19 horas locais (08 horas de Brasília).

A brasileira, campeã mundial em Daegu, na Coreia do Sul, em 2011, faz parte do grupo de 14 atletas qualificadas. Além de Fabiana, apenas a norte-americana Jennifer Suhr, ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, começou a 4,55 m. A representante dos Estados Unidos, porém, precisou de duas tentativas.
 
Na zona mista do estádio, onde os atletas se encontram com os jornalistas, Fabiana respondeu à pergunta inevitável, mesmo de repórteres de outros países. "Você já esqueceu de 2008?" Numa referência ao sumiço de uma das varas da atleta na Olimpíada, disputada no mesmo palco.
 
A resposta foi sucinta: "Estou tão focada na disputa que nem penso nisso, o que houve ficou para trás." Projeções para a final? "A única coisa certa é que será uma disputa difícil, com várias saltadoras em busca do pódio."
 
Nos 400 m, Geisa Coutinho não avançou para as semifinais. Ela terminou em 6º lugar na série 2 da preliminar, com 52.72. O melhor resultado da fase foi obtido pela jamaicana Stephenie-Ann McPherson, com 50.34.
 
No salto em distância, Higor Silva Alves e Alexsandro Nascimento Melo não passaram para a final. Higor saltou 7,60 m (0.5) e ficou na 27ª colocação no geral. Já Alexsandro queimou as três tentativas a que tinha direito e não marcou. O norte-americano Jeff Henderson conseguiu o primeiro lugar, com 8,36 m (0.7).
 
No lançamento do disco, Andressa de Oliveira Morais e Fernanda Borges também não garantiram vaga na final. Andressa terminou em 19º lugar, com 59,08 m, enquanto Fernanda ficou em 26º, com 56,74 m. A cubana Denia Caballero foi o destaque da prova de qualificação, com 65,15 m.
 
Nesta terça-feira (25) mais dois brasileiros vão à pista do Ninho do Pássaro, ambos na preliminar dos 200 m: Bruno Lins, na série 2, às 08:37, e Aldemir Gomes da Silva Júnior, na série 7, às 09:12 (horários de Brasília).


Veja Também: