Fabiana Murer é atração na final do Troféu Brasil de Atletismo

Fabiana Murer durante salto / Foto: Wagner Carmo / Cbat

Rio de Janeiro - A bicampeã da Liga Diamante Fabiana Murer (salto com vara) e o bicampeão mundial indoor Mauro Vinicius Duda da Silva (salto em distância) são algumas das atrações do Troféu Brasil Caixa de Atletismo 2015, que termina neste domingo (dia 17), na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo. Nada menos que 15 finais estão programa da competição, que será aberto às 09 horas, com a disputa dos 5.000 m masculino.
 
O público que comparecer à Arena Caixa poderá ver atletas que representarão o País nas duas mais importantes competições do ano: os Jogos Pan-Americanos em Toronto (Canadá), em julho, e o Campeonato Mundial de Atletismo em Pequim (China), em agosto.
 
Fabiana Murer, atleta da BM&FBovespa, saltará a partir das 09:30 e terá entre as adversárias sua colega de clube Karla Rosa da Silva, campeã em 2014. Fabiana em 2014 ganhou pela segunda vez a Liga Diamante, principal circuito do Atletismo internacional. Em 2010 ela foi campeã mundial em pista coberta no Catar e no ano seguinte ganhou o Mundial em estádio na Coreia do Sul. Este ano, ela superou seu recorde pessoal indoor, com 4,83 m. "Estou bem e com muita esperança de conseguir um bom resultado", afirmou a atleta. "É importante ir bem este ano, para depois planejarmos a preparação para o Rio 2016", concluiu.
 
Às 10:55 entrará na pista de salto Duda da Silva, também da BM&FBovespa. Duda saltou 7,91 m na qualificação neste sábado (dia 16), sua melhor marca na temporada. Ele enfrentará, entre outros, Alexsandro do Nascimento Melo (Orcampi/Unimed), líder do Ranking Brasileiro do ano com 8,12 m e já qualificado para o PAN e o Mundial de Pequim. "Estou muito confiante para amanhã, tenho feito treinos fortes e quero buscar o índice do Mundial (8,10 m) e da Olimpíada (8,15 m)", afirmou.
 
Nos 5.000 m masculino, entre os inscritos estão Carlos Antonio dos Santos (EC Rezende Unimep Selam), vice-campeão do Troféu Brasil nos 10.000 m, Altobeli da Silva (ARPA - São José do Rio Preto), número 1 do Ranking Brasileiro de 2015 com 13:41.17. 
 
Keila Costa, campeã do salto em distância com 6,70 m, já qualificada para o Mundial e a Olimpíada, agora volta à pista para a disputa do salto triplo, a partir das 09:05, prova de que é recordista brasileira com 14,58 m. Terá pela frente a vice-campeã do salto em distância no Troféu Brasil, Tania Ferreira, ambas da BM&FBovespa. 
 
Às 10:35 e 10:45, respectivamente, teremos as finais dos 200 m, masculino e feminino. As semifinais serão disputadas na tarde deste sábado. Entre os prováveis qualificados devem estar na pista a recordista brasileira dos 200 m com 22.48, Ana Cláudia Lemos, da BM&FBovespa, e o carioca Vitor Hugo Santos (Brasil Foods/ILF), campeão dos 1-0 m no torneio.
 
Veja Também: