Fabiana encara novos desafios em 2013

Fabiana Murer quer bi no Mundial de Moscou  / Foto: Wagner Carmo/CBAt

São Paulo - Fabiana Murer garante estar animada e confiante para a temporada 2013. Ela tem desafios importantes, como tentar o bicampeonato mundial do salto com vara em Moscou, em agosto, e melhorar seu recorde sul-americano de 4,85 m, estabelecido em 2010 e igualado em 2011, na final do Mundial de Daegu.
 
Depois da frustração sofrida na Olimpíada de Londres, quando não foi à final, a atleta paulista de Campinas garante que está agora de olho no futuro. Aos 31 anos, Fabiana retomou os treinamentos em outubro, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, e pretende competir já no mês de janeiro no Meeting Indoor de Reno, nos Estados Unidos. Depois, segue para a Europa. "Incluí a temporada indoor no meu calendário. Depois vou pensar nos torneios em pista descoberta", conta Fabiana. "Tem muita coisa pela frente. Estou motivada para 2013", afirma a saltadora.
 
Ela participou dos Jogos Abertos do Interior de São Paulo, em Bauru, em novembro, como parte de seus treinamentos. Venceu a prova com 3,90 m, competindo de tênis e usando apenas dez passadas. "Estou desenvolvendo a minha técnica. Sei que tenho condição de buscar os 4,90 m e de chegar aos 5,00 m", diz.
 
Terceira colocada no Ranking Mundial da IAAF-2012, com 4,77 m, Fabiana está pronta para alcançar os objetivos. "Quero buscar resultados. Cada ano representa uma chance para isso e não quero perder nenhuma oportunidade", diz Fabiana, que tem as dez melhores marcas do ano no Ranking Sul-Americano.
 
Descoberta pelo técnico, marido e ex-saltador Elson Miranda, Fabiana, assim como outros atletas da prova, participaram de clínica com Vitaly Petrov, especialista ucraniano, antigo técnico do supercampeão Sergei Bubka e da recordista mundial Elena Isinbayeva, e consultor da CBAt, no mês passado, em São Caetano.
 
Experiente, a atleta traz no currículo grandes vitórias, como a medalha de ouro no Mundial de Daegu, na Coreia do Sul - única sul-americana a deter tal honraria - em 2011. Um ano antes a atleta comemorou o ouro do Mundial Indoor de Doha, no Catar. Na temporada de 2010, Fabiana também levou o título da "IAAF Diamond League", o mais importante circuito do Atletismo internacional.
 
 
Ficha Técnica
Nome completo: Fabiana de Almeida Murer
Data e cidade de nascimento: 16/03/1981, Campinas (SP)
Prova: salto com vara
Cidade onde treina: São Caetano do Sul (SP)
Clube: BM&FBovespa - São Caetano do Sul (SP)
Técnico: Elson Miranda de Souza
 
Recorde pessoal 
Salto com vara: 4,85 m San Fernando (ESP) 04/06/2010 e Daegu (KOR) 30/08/2011
 
Conquistas principais
Medalha de ouro: Mundial de Daegu-2011, na Coreia do Sul
Medalha de ouro: Mundial Indoor em Doha-2010, no Catar
Medalha de bronze: Mundial Indoor de Valência-2008, na Espanha
Medalha de ouro: Diamond League em Zurique-2010, na Suíça
Medalha de prata: Copa do Mundo de Atenas-2006, na Grécia
Medalha de bronze: Copa Intercontinental de Split-2010, na Croácia
Medalha de ouro: PAN do Rio de Janeiro-2007