Etapa de Estocolmo da Diamond League marca os 100 anos dos Jogos de 1912 e da fundação da IAAF | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Etapa de Estocolmo da Diamond League marca os 100 anos dos Jogos de 1912 e da fundação da IAAF

Fabiana Murer salta em Estocolmo/ Foto: Divulgação

São Paulo- O DN Galan, etapa da Diamond League 2012, será disputado nesta sexta-feira 17, em Estocolmo, e marca os 100 anos da disputa dos Jogos Olímpicos na capital da Suécia. O Estádio Olímpico, onde será disputado o Meeting, foi inaugurado em 1º de junho de 1912 e foi construído para a 5ª edição dos Jogos Modernos, disputados de 6 a 15 de julho do mesmo ano.
 
Foi durante aqueles Jogos, que representantes de 17 países fundaram a IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo), que atualmente conta com 212 federações nacionais filiadas. O Brasil, pela antiga CBD (Confederação Brasileira de Desportos), filiou-se à IAAF em 1914. Atualmente, a entidade que comanda o Atletismo no País é a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), que começou a operar em 1979.
 
O grande astro dos Jogos de 1912 foi o norte-americano Jim Thorpe, campeão olímpico do decatlo e do pentatlo. Na ocasião, mereceu elogio de Carlos Gustavo, rei da Suécia: "O senhor é o maior atleta do mundo." Anos depois, acusado de profissionalismo, teve que devolver suas medalhas, ato que foi reparado apenas em 1972.
 
Uma das provas do programa do DN Galan é o salto com vara feminino, marcado para as 19:20, hora local (14:20, hora de Brasília). Uma das inscritas é a campeã mundial em Daegu 2011, Fabiana Murer (Brasil), número 3 do Ranking Mundial da temporada, com 4,77 m. Também saltará Jennifer Suhr (Estados Unidos), campeã olímpica em Londres, que este ano saltou 4,83 m.
 
A vice-campeã olímpica Yarisley Silva (Cuba) e a ganhadora da medalha de bronze em Daegu Martina Strutz (Alemanha) são outros destaques. Assim como a alemã Silke Spiegelburg, que tem 4,82 m este ano.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook