Definida a Seleção Paulista Mirim de Atletismo para as Olimpíadas Escolares Brasileiras | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Definida a Seleção Paulista Mirim de Atletismo para as Olimpíadas Escolares Brasileiras

Seletiva para jovens de 12 a 14 anos, realizada neste fim de semana em São Paulo reuniu talentos do atletismo paulista/ Foto: Divulgação

São Paulo- Neste domingo (19) foi definida a equipe paulista para a Olimpíada Escolar Brasileira, que será disputada em Poços de Caldas (MG) entre os dias 6 a 15 de setembro. Os representantes são jovens de 12 a 14 anos (categoria Mirim), classificados na primeira seletiva do II Campeonato Estadual Escolar da Modalidade Olímpica Atletismo, que teve início no sábado (18), no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, em São Paulo. A seleção paulista foi formada pelos campeões de cada prova (10 masculinas e 10 femininas), além dos seis melhores segundos colocados (3 meninos e 3 meninas), totalizando 26 atletas. 
 
"Estou muito feliz, sinto a sensação de dever cumprido. Agora quero treinar bastante para melhorar meus resultados. Sonho em um dia representar o Brasil em grandes competições, quero ser campeão mundial e olímpico", diz Lucas da Silva dos Santos, vencedor na prova dos 75 m e 250 m rasos. O jovem de 14 anos é o atual líder do ranking brasileiro mirim e também foi vice-campeão no último Sul-Americano Escolar, disputado na Colômbia em 2011. 
 
Além de Lucas, um dos destaques da seletiva foi o carioca Ygor Vinícius Barbosa Neves, de 14 anos. Residente em Carapicuiba há cinco anos, o campeão do hexatlo, com 4541 pontos, ficou em primeiro lugar em todas as provas que disputou, com exceção do lançamento de dardo. "Ele realmente é muito talentoso. É a primeira vez que compete em provas combinadas e no caso do dardo o resultado ficou aquém pela falta de vivência e também por se tratar de uma prova muito técnica", explica o treinador Rodrigo Dario Diniz.
 
"Hoje tivemos ótimo resultados, temos muitos jovens com grande potencial, e alguns deles com um nível técnico muito elevado. O Estado de São Paulo, será muito bem representado por esses jovens. O trabalho que vem sendo feito é maravilhoso para o futuro do esporte. Além de formar atletas, estamos formando cidadãos", comenta Carlos Alberto Félix, o Bacalhau, um dos organizadores do torneio e coordenador do Centro de Excelência Esportiva da Baixada Santista.
 
Além da medalha de ouro, os vencedores ainda ganharam da Federação Paulista de Atletismo (FPA) um kit composto por uma camiseta, um squeeze e uma mochila, e foram convidados para treinar no Centro de Excelência Esportiva (CEE), projeto da FPA, em parceria com a Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude.
 
A competição reuniu alunos de 40 escolas de 20 cidades, que se destacaram nas primeiras oito etapas do Escolar : Ourinhos, Presidente Prudente (duas etapas), São José do Rio Preto, São Paulo, Araraquara, Praia Grande e Itapetininga..
 
Confira os atletas paulistas classificados para a Olimpíada Escolar Brasileira:
 
Masculino
Lucas da Silva dos Santos - 75 m - 8s62
Marcell Keichi Matsusue - 75 m - 9s05
Patrick Andrews Batista - Salto em distância - 6m43
Gabriel Menezes da Liberdade - 80 m com barreiras - 12s49
Fabio Augusto Borges - Lançamento do Dardo - 32m10
Jonathan Santos Rocha - 1000 m - 2min44s48
Alexandre Ribeiro Pastrelo - 1000 m - 2min45s08
Douglas Evangelista dos Santos - Salto em altura - 1m68
Emanuel Silva Tales - Salto em altura - 1m65
Luis Fernando Pires - 250 m - 29s89
Ygor Vinicius Neves - Hexatlo - 4541 Pontos
Jakson Raia do Nascimento - Hexatlo - 4007 Pontos
Lucas Mateus dos Santos - Arremeso do peso - 12m68 
 
Feminino
Jéssica Honorato Caetano - 75 m - 9s76
Rawan Borges Pinheiro - 75 m - 9s92
Crislayne Alves da Silva - Salto em Distância - 5m16
Milena Rodrigues Costa - 80 m com barreiras - 12s47
Anna Carolina Mateus - 80 m com barreiras -12s72
Beatriz Aparecida Cardosos - Lançamento do dardo - 25m57
Graziele Zarri - 1000 m - 3min06s84
Gabriela Alves Machado - 1000 m - 3min07s65
Wmee Rui Barbosa - Lançamento do disco - 30m73
Ester Mamedes - Salta em altura - 1m52
Dara Gabriela Silva - Arremesso do peso - 12m47
Maria Caroline Francischini - 250 m - 35s07
Leticia Sumocoski - Pentatlo - 3608 pontos
 
Próxima Etapa: Pirassununga no lugar de Sertãozinho - Nesta terça-feira (21), será a vez de Pirassununga receber uma etapa do Campeonato Estadual Escolar de Atletismo de 2012. O torneio estava agendado para Sertãozinho, mas a organização alterou o local por falta de condições técnicas. O evento será realizado a partir das 9h, na Pista de Atletismo da Academia da Força Aérea - Rod. SP 215 Km 39.
 
O Esporte contra as Drogas - O Governo do Estado de São Paulo, a Federação Paulista de Atletismo (FPA) e o Instituto Memorial do Salto Triplo e Desenvolvimento do Esporte (IMST) iniciaram, ao lado da Polícia Militar do Estado, uma campanha de combate às drogas. Na abertura de cada evento, são ministradas palestras para mostrar aos jovens as consequências fatais causadas pelo uso de entorpecentes.
 
Ana Luiza dos Anjos Garcez, a Animal, é a madrinha de todos esses encontros. Ex-moradora de rua, a atleta superou as adversidades e o vício praticando esporte e irá compartilhar suas experiências com a garotada. 
 
A iniciativa faz parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e visa prevenir o uso de drogas nas escolas entre crianças do ensino fundamental.
 
Confira o calendário:
Pirassununga (21/08)
Praia Grande (4/09)
São José dos Campos (11/09)
São Paulo (18/09)
Seletiva - 15 a 17 anos - São Paulo (3 e 4/11)
Final - São Paulo - (16 e 17/11)

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook