De olho no Mundial de Londres, atletas disputam o Troféu Brasil

Campeonato será realizado desta sexta-feira a domingo, em São Bernardo / Foto: Wagner Carmo/CBAt

São Paulo - Com a participação de 600 atletas de 100 clubes de todas as regiões do País, será disputada desta sexta-feira (dia 9) a domingo (11) a 36ª edição do Troféu Brasil Caixa de Atletismo, na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
 
A competição é considerada o principal evento interclubes da modalidade na América Latina e servirá para muitos participantes tentarem os índices exigidos para o Campeonato Mundial de Londres, em agosto.
 
Os fãs do Atletismo poderão curtir de perto a atuação dos principais competidores do Brasil no Centro Professor Oswaldo Terra e de graça.
 
A entrada na Arena Caixa, localizada na Rua Tiradentes, 1840 - Vila do Tanque, é livre para o público.
 
A pedido dos clubes, a Confederação Brasileira de Atletismo, organizadora do torneio, reduziu a programação da competição para apenas três dias. Para isso aumentou as exigências nos índices de participação, o que implicou diminuição do número de inscritos.
 
As competições desta sexta-feira terão 16 provas - cinco pela manhã, a partir das 9 horas, e 11 à tarde, a partir das 14:20. No período da tarde, sete serão finais: martelo masculino e feminino, vara feminino, 100 m masculino e feminino e 10.000 m masculino e feminino.
 
Entre as atrações está o pernambucano Wagner Domingos (B3 Atletismo), que já obteve a qualificação para o Mundial de Londres no lançamento do martelo. Ele tem 77,21 m como melhor marca de 2017, obtida em Celje, na Eslovênia, em maio, a 8ª melhor do Ranking Mundial da IAAF. Nos Jogos do Rio 2016, o recordista sul-americano, com 78,63 m, terminou em 12º lugar.
 
Nas outras provas, vários competidores que foram convocados para representar o Brasil na Olimpíada estão inscritos, como Joana Ribeiro Costa (Pinheiros), na vara; e as velocistas Ana Claudia Lemos, Rosangela Santos, Bruna Farias, Franciela Krasucki e Kauiza Venâncio (todas do Pinheiros), além de Vitória Rosa (B3); Aldemir Gomes Junior (Vasco da Gama), Jorge Henrique Vides (Pinheiros), Bruno Lins e José Carlos Moreira (CT Piauí) e Ricardo Mário de Souza (FCTE), no masculino.
 
Nos 10.000 m feminino, a atração é a atleta olímpica Tatiele Roberta de Carvalho (Orcampi Unimed), além da maratonista Adriana Aparecida da Silva (Pinheiros). No masculino, Solonei Rocha da Silva, também maratonista, está inscrito nos 10.000 m pela Orcampi Unimed.
 
No ano passado, também na Arena Caixa, o Pinheiros encerrou uma série de 14 conquistas consecutivas da BM&FBovespa (agora B3 Atletismo), equipe com sede em São Caetano do Sul.
 
O título do Pinheiros foi confirmado na última prova, o revezamento 4x400 m masculino, quando a equipe da capital paulista superou a BM&FBovespa, e virou o placar, alcançando 463 pontos (139 no masculino e 324 no feminino), contra 460,5 pontos (239 no masculino e 221,5 no feminino). Em terceiro lugar ficou a Orcampi Unimed, de Campinas, com 257,5 pontos - 145,5 no masculino e 112 no feminino.
 
Mais informações, como Programa-Horário e participantes, no hotsite da competição:
http://www.cbat.org.br/competicoes/trofeu_brasil/2017/default.asp

Veja Também: