De olho em Tóquio 2020, brasileiros treinam na Europa e nos EUA

Paulo André de Oliveira   / Foto: Wagner Carmo/CBAtPaulo André de Oliveira / Foto: Wagner Carmo/CBAt

Bragança Paulista - De olho nos Jogos de Tóquio 2020, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) organizam uma série de Campings Internacionais de Treinamento e Competição, que fazem parte do Programa de Preparação Olímpica (PPO). 
 
Estas ações visam também, a curto prazo, os Jogos Pan-Americanos de Lima, que serão disputados no próximo mês de agosto, no Peru. Todas as atividades contam com recursos do COB e do Programa Caixa de Campings Nacionais e Internacionais de Treinamento.
 
Medalha de prata no Pan de Toronto 2015 e quarta colocada no Mundial de Londres 2017 nos 20 km, a pernambucana Erica Rocha de Sena (Orcampi Unimed) compete neste sábado (23/3) em Dudince, na Eslováquia, onde está inscrita nos 50 km de marcha atlética. Em seguida, treinará em Rio Maior, em Portugal, até o dia 8 de abril. “O objetivo é fazer um bom treino de 35 km em Dudince. Se der, completo a prova, se não paro”, disse Érica. “Em Rio Maior, a meta é disputar bem os 20 km.”
 
Um grupo maior de atletas se preparará no Centro de Treinamento Olímpico de Chula Vista, condado de San Diego, nos Estados Unidos, de 20 de março a 25 de abril. A equipe é formada por Eliane Martins (Pinheiros-SP) - salto em distância, Fernanda Borges (Orcampi Unimed-SP) - lançamento do disco, Juliana de Menis Campos (Orcampi Unimed-SP) - salto com vara, Paulo André de Oliveira (Pinheiros-SP) e 100 m e 200 m, Gabriel Constantino (Pinheiros-SP) – 110 m c/barreiras, Alison Brendom dos Santos (Pinheiros-SP) – 400 m e 400 m c/barreiras e Thiago Braz (Pinheiros-SP) - salto com vara. Com exceção de Thiago Braz, esperado no próximo dia 30, os outros já estão em Chula Vista.
 
O camping será coordenado por Carlos Alberto Cavalheiro, com os treinadores Carlos José de Oliveira, Renan Valdieiro, Tania Moura e Elson Miranda, que viajará no dia 3 de abril. O técnico João Paulo Alves da Cunha viajará em data a ser definida.
 
Participam também o consultor internacional Vitaliy Petrov, o fisioterapeuta Matheus Kowalski e o massoterapeuta João Batista Marianos. O grupo poderá contar ainda com Andressa Oliveira de Morais (Pinheiros-SP), do lançamento do disco. A viagem dela depende da obtenção de visto de entrada nos Estados Unidos de seu técnico, o especialista cubano Julian Baloy Mejias. 
 
Mais Campings no primeiro semestre - O Camping Internacional de Meio-Fundo, de 28 de março a 3 de maio, em Palo Alto, nos Estados Unidos terá Altobeli Santos da Silva (Pinheiros-SP), dos 3.000 m com obstáculos, acompanhado de seu treinador Clodoaldo Lopes do Carmo.
 
O Camping Internacional de Marcha Atlética, de 4 a 26 de abril, em Cuenca, no Equador reunirá Caio Oliveira de Sena Bonfim (CASO-DF), da marcha 20 km, e sua treinadora Gianetti Bonfim.
 
Do Camping Internacional de Meio-Fundo, de 4 a 26 de abril, em Paipa, na Colômbia, participa Thiago do Rosário André SP (Orcampi Unimed-SP), dos 800 m e 1.500 m.
Já o Camping Internacional de Arremesso do Peso e Lançamento do Dardo, de 27 de maio a 3 de agosto, em León, na Espanha, terá Darlan Romani (Pinheiros-SP) e  Geisa Arcanjo (Pinheiros-SP), do arremesso do peso, Laila Ferrer (Pinheiros-SP), do lançamento do dardo e o técnico Justo Navarro.
 
Haverá ainda um camping em León, Espanha, de 26 de junho a 21 de julho, cuja presença ainda será definida de acordo com as regras estabelecidas pelo PPO 2019/2020.
Outros campings, segundo a CBAt, ainda estão em planejamento para atendimento aos Projetos Especiais visando os Jogos Pan-Americanos e, assim que definidos, serão informados.
 
Veja Também: