CT paulista atende técnicos e atletas de outros países

José Antonio Martins Fernandes, presidente da CBAt / Foto: Gaspar Nobrega / CBAt

Rio de Janeiro - Entre os diversos convênios mantidos pela Confederação Brasileira de Atletismo com entidades dirigentes do Atletismo Internacional, gostaríamos de destacar a parceria feita em 1995 com a IAAF e a Confederação Sul-Americana, quando foi instituído e instalado no Brasil o Centro de Alto Rendimento, o qual atende atletas de outras nações que desejam treinar no País.

Desde seu início até o ano de 2002, o Centro Sul-Americano funcionou nas dependências da Vila Olímpica de Manaus, onde diversos atletas internacionais fizeram treinamentos sob o comando de treinadores brasileiros, cubanos e russos.
 
Em 2003, o Centro se transferiu para São Paulo, onde juntou suas atividades com o Centro de Treinamento de Atletismo de São Paulo, CNTA CAIXA/São Paulo. Diversos treinadores estrangeiros fizeram estágios no centro, e dezenas de atletas de diferentes países e continentes passaram por campings de treinamento e competições no local, entre eles, o destacado campeão olímpico do salto em distância, Irving Saladino.
 
A IAAF mantém convênios com Centros de Treinamentos em outros países, os quais permitem a atletas brasileiros se aperfeiçoarem, como é o caso dos centros de Fórmia, na Itália, e de Jamor, em Portugal.
 
Atualmente no centro brasileiro estão em treinamento quatro atletas internacionais: Munich Tovar da Venezuela, Emiliano Lasa do Uruguai, Gor Nerkarayan da Armênia e Irving Saladino do Panamá.
 
Os treinadores brasileiros que fazem parte do convênio são: Ricardo DAngelo Nélio Alfano Moura João Paulo Alves da Cunha e José Haroldo Loureiro Gomes.