Clube de Atletismo briga por 15º título consecutivo no Troféu Brasil

Campeonato nacional de atletismo será disputado de quinta a domingo (30/6 a 3/7) e oferece a última chance para conquista de índices para a competição olímpica do Rio / Foto: Agência Luz/BM&FBOVESPA

São Caetano do Sul - O XXXV Troféu Brasil Caixa de Atletismo, que será disputado na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo (SP), promete ser um dos mais emocionantes já realizados.
 
O torneio é a última chance para a conquista da qualificação para a disputa olímpica em agosto. E é com o foco no Rio que o Clube de Atletismo BM&FBOVESPA preparou-se para participar da competição, junto com outro objetivo muito importante: conquistar o título nacional pela 15ª vez consecutiva. Serão 52 atletas (31 homens e 21 mulheres) em ação de quinta a domingo (30/6 a 3/7).
 
Veja o programa de provas do Troféu Brasil de Atletismo - "O Clube chega neste Troféu Brasil como nos demais: para ganhar, para defender o título, tanto no masculino quanto no feminino. Tivemos alguns problemas com lesões, mas a equipe é competitiva", afirma o coordenador-técnico Ricardo D'Angelo. "Mas esse é um ano diferente. É o ano da competição olímpica, com o Troféu Brasil propositalmente no prazo final para a conquista de índices. Então, os atletas vão estar focados no índice - aqueles que ainda não tem - e, obviamente, em contribuir para a equipe manter o título do Troféu Brasil."
 
O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA já tem 14 integrantes qualificados para competição de agosto no Rio - o número não inclui os velocistas que estarão nos revezamentos. Marílson Gomes dos Santos, da maratona, e Mário José dos Santos Júnior, da marcha atlética 50 km, já foram oficialmente convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). "Podemos chegar a um número de 22 atletas na disputa olímpica, considerando os revezamentos. Isso é inédito para qualquer clube no Brasil, sobretudo de atletismo", relata D'Angelo.
 
Nesta quinta-feira, primeiro dia de disputas em São Bernardo, entram em ação dois atletas que buscam classificação para o Rio: Mauro Vinícius da Silva, o Duda, que competirá na qualificação do salto em distância, e Vítor Hugo dos Santos, que fará o primeiro tiro nos 100 m. Os dois atletas têm resultados muito próximos do índice na temporada. Duda ficou a um centímetro da marca mínima, que é 8,15 m, e Vítor Hugo, a um centésimo do tempo necessário (10s16).
 
Já qualificados, Wagner Domingos (lançamento do martelo), Darlan Romani (arremesso do peso), Thiago do Rosário André (1.500 m), Keila Costa (salto em distância e triplo) e Jailma Sales de Lima (400 m) também competem no primeiro dia de Troféu Brasil. Eles brigarão por pontos importantes para o Clube e utilizarão o campeonato nacional como etapa de preparação para a disputa de agosto.
 
A programação do Troféu Brasil termina no domingo (3/7), último dia para obtenção de índices olímpicos. Serão apenas finais, a serem disputadas no período da manhã. O destaque fica para a decisão do salto com vara feminino, às 10h05. No dia anterior, a vice-campeã mundial Fabiana Murer, já qualificada para a competição do Rio, entra na pista para a qualificação da prova.
 
Confira os atletas com índice olímpico do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA:
 
Lutimar Abreu Paes - 800 m
Thiago do Rosário André - 1.500 m
Augusto Dutra - salto com vara
Wagner Domingos - lançamento do martelo
Júlio César de Oliveira - lançamento do dardo
Darlan Romani - arremesso do peso
Luiz Alberto de Araújo - decatlo
Marílson Gomes dos Santos - maratona
Mário José dos Santos Júnior - marcha 50 km
Jailma Sales de Lima - 400 m
Juliana Paula Gomes dos Santos - 3.000 m com obstáculos
Fabiana Murer - salto com vara
Keila Costa - salto triplo e salto em distância
Fernanda Borges - lançamento do disco
 

Veja Também: