CBAt define delegação para o Sul-Americano de Marcha Atlétic

Caio Bonfim confirmado  / Foto: Wagner Carmo/CBAt

Bragança Paulista – A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou nesta quinta-feira (27/1) os integrantes da delegação brasileira para a disputa do Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética, que será realizado no dia 6 de fevereiro, em Lima, no Peru. A viagem da delegação está prevista para o dia 4 de fevereiro.
 
O Brasil vai com uma equipe forte, formada por 32 atletas – 16 no masculino e 16 no feminino - e pronta para brigar por medalhas, embora a competição seja fortíssima. “A América do Sul tem atletas espetaculares, campeões do mundo, e capazes de disputar ótimas colocações em qualquer torneio”, disse Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt. “O Brasil tem uma equipe que passou por critérios técnicos e vai fazer sua parte.”
 
A competição vale também para os atletas lutarem por marcas para garantir participação no Campeonato Mundial por Equipes, marcado para os dias 4 e 5 de março, em Mascate, Omã.
 
Érica Sena (Pinheiros-SP), primeira colocada no Ranking Brasileiro de 2021 dos 20 Km e dos 35 km, preferiu abrir mão da competição em função de seus treinamentos para o Mundial por Equipes. Já Caio Bonfim (CASO-DF) optou por disputar os 20 km em Lima, embora tenha sido campeão dos 35 km na Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética - bateu o recorde brasileiro -, no dia 9 de janeiro, em Bragança Paulista. Ele terminou 2021 como líder do Ranking tanto nos 20 km como nos 35 km.
 
Wlamir Motta Campos será o chefe da delegação em Lima, com o apoio do delegado da CBAt Fernando dos Reis. Os treinadores-chefes da delegação serão Diogo Dias Gamboa (SC) e Cisiane Dutra Lopes (PE). A Comissão Técnica terá ainda os treinadores Gianetti Oliveira de Sena Bonfim (DF), Euzinete Maria Reis Pires (MG), João Evangelista de Sena Bonfim (DF), Luís Paulo Ferreira Porto (RJ), Ivo da Silva (SC) e George André Cordeiro (PR).
 
A delegação contará com a médica Denise Carpigiani Ribeiro (SP), o fisioterapeuta Cláudio Munaretto (MT) e a massoterapeuta Daniella Bassanese (SP).
 
“As expectativas para a competição são as melhores possíveis. O Brasil vai com uma delegação grande, talvez a maior de um Sul-Americano. O Caio Bonfim, medalhista mundial, é o grande nome. O pessoal mostrou força na Copa Brasil e agora vai melhorar de rendimento no Sul-Americano”, comentou Diogo Gamboa, treinador-chefe.
 
Os atletas
 
Feminino
 
35 km - adulto
Elianay Santana da Silva Pereira Barbosa (CASO-DF)
Viviane Santana Lyra (AEVF-RJ)
Mayara Luize Vicentainer (Timbó-SC)
Nair da Rosa (AABLU-SC)
 
20 km - adulto
Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF)
Laryssa Fernanda Frois (Curitiba-PR)
Bruna Batista de Oliveira (AABLU-SC)
Ana Luísa Rodrigues Oliveira (CASO-DF)
 
10 km - sub-20
Lilian Dumes Bittencourt (Balneário Camboriú/SC)
Gabriela Santos de Almeida (CASO-DF)
Gabrielly Cristina dos Santos (FECAM/ASSERCAM-PR)
Karlana Malaghini Pavinato (Balneário Camboriú-SC)
 
5 km - sub-18
Gabrielly Pereira Neves (CASO-DF)
Josefa Raiane da Silva Costa (AERO-RN)
Maria Luiza Rabelo Jaime (Curitiba-PR)
Marina Marques Ferreira (CASO-DF) 
 
Masculino
 
35 km - adulto
Diego Pereira Lima (CASO-DF)
Max Batista dos Santos (CASO-DF)
Rudney Dias Nogueira (UCA-SC)
Lucas Gabriel Ferreira (Sport Recife-PE)
 
20 km - adulto
Caio Bonfim (CASO-DF)
Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC)
Lucas Mazzo (CASO-DF)
Paulo Henrique Ribeiro (AABLU-SC)
 
10 km – sub-20
Heron Rodrigues Miranda (Balneário Camboriú-SC)
Isaac Rodrigues de Andrade (CASO-DF)
João Victor Magalhães (CASO-DF)
Edson Erico Aguiar (Atletas com Futuro-PE)
 
10 km – sub-18
Emanuel Pereira de Sena (CASO-DF)
Klaubert Emanoel Ferreira de Franca (CASO-DF)
Kauã Lucas Gasparin (PM Colombo-PR)
Santiago David Gonzalez Urbina (CASO-DF)
 
Veja Também: