Caio Bonfim obtém índice olímpico também para os 50 km marcha

Caio Bonfim vence os 20 km marcha / Foto: Eraldo Schnaider/CBAt

São Paulo - O brasiliense Caio Bonfim (CASO-DF), sexto colocado na prova dos 20 km marcha do Campeonato Mundial de Pequim, em agosto passado, com o tempo de 1:20:44, o que ratificou sua qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, obteve no último domingo (dia 23) outra façanha: a marca mínima exigida para a prova dos 50 km. Como convidado, ele venceu o torneio de Santee, na Califórnia, nos Estados Unidos, com 4:01:42, no último domingo. Ele foi o único a alcançar a marca mínima olímpica no evento (4:03:00).
 
O paranaense Samir Cesar Sabadin (Curitiba SMELJ-PR) também participou da prova, terminando em quinto lugar, com 4:37:57.
 
O recorde brasileiro na distância continua na posse de Mário José dos Santos Júnior (BM&FBovespa-SP), com o tempo de 3.55.36, obtido em março deste ano, em Dudince, na Eslováquia, e que também está qualificado para os Jogos do Rio.
 
Caio Bonfim - medalha de bronze nos 20 km no PAN de Toronto - quer lutar por uma medalha nos 20 km marcha, mas prevê também participar dos 50 km, porque haverá um intervalo de sete dias entre as duas provas.
 
A competição, segundo o prestigiado blog português "O Marchador", foi organizada pela Federação Norte-Americana de Atletismo, e foi reconhecida pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Estiveram presente três árbitros do painel internacional.
 
Na prova oficial, válido pelo título norte-americano, John Nunn venceu no masculino (4:03:40), e Erin Taylor-Talcott (5:03:48), no feminino, prova ainda não-olímpica.
 
Veja Também: