Brasileiro Caixa Interclubes de Mirins começa nesta sexta | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Brasileiro Caixa Interclubes de Mirins começa nesta sexta

Competição do ano passado / Foto: Fernanda Paradizo / CBAtCompetição do ano passado / Foto: Fernanda Paradizo / CBAt

Rio de Janeiro - O Campeonato Brasileiro Caixa Interclubes de Mirins de Atletismo 2014 começa nesta sexta-feira dia 17 e vai até domingo dia 19, no Estádio Adhemar Ferreira da Silva, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, na capital paulista. A competição, destinada a atletas de 13 a 15 anos, reunirá cerca de 800 participantes de 119 clubes de 16 Estados e do Distrito Federal, numa grande festa da categoria de entrada nas competições nacionais da Confederação Brasileira de Atletismo.
 
O evento terá duas etapas em cada um dos três dias. A abertura será nesta sexta-feira, às 09 horas, com os 100 m com barreiras do pentatlo masculino. No pentatlo, os atletas disputam cinco especialidades (barreiras, salto em altura, arremesso do peso, salto em distância e 800 m). Há 73 inscritos, 42 no masculino e 31 no feminino.
 
A prova que recebeu o maior número de inscritos é a dos 75 m, com 146 atletas (77 homens e 69 mulheres). Em segundo lugar estão os 250 m, com 140 (73 no masculino e 67 no feminino). Como é natural nesta faixa de idade, a prova com menor número de inscritos é o salto com vara, por ser extremamente técnica e exigir um tempo maior de preparo para a iniciação. Estão inscritos 25 atletas - 13 homens e 12 mulheres.
 
A opção feita por técnicos e atletas nesta categoria não é definitiva. Os jovens esportistas passam por uma fase de adaptação e experimentação. "Esta é realmente a idade em que os atletas estão sendo testados, treinados e depois de algum tempo são encaminhados para a especialização", comenta o técnico Victor Fernandes, do Centro Olímpico (SP).
 
Ele cita como exemplo Mariana Estevão Oliveira, que no ano passado competiu nos 300 m com barreiras e no salto em distância. "Agora, depois de vários meses de treinos, ela vai competir nos 75 e nos 250 m, além do revezamento 4x75 m. As mudanças são absolutamente normais nesta faixa etária", conclui o treinador.
 
Quem quiser assistir poderá chegar ao estádio pela entrada da Rua Pedro de Toledo ou pela Avenida Ibirapuera, 315 (por meio do Parque das Bicicletas).
 
Na edição de 2013, também em São Paulo, 105 clubes de 15 Estados e do Distrito Federal inscreveram 751 atletas na competição, sendo 373 homens e 378 mulheres. Na classificação final, o Brasil Foods/ILF (RJ) foi o campeão, com 166 pontos, seguido de Centro Olímpico (SP), com 131, ASA Sorriso (MT), com 74, Guarulhos (SP), com 66, e IEMA (SP), com 61 pontos.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook