Brasil tem mais dois garantidos no mundial de Atletismo de Moscou | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Brasil tem mais dois garantidos no mundial de Atletismo de Moscou

Caio Bonfim/ Foto: Antonio Nilson/CBAtCaio Bonfim/ Foto: Antonio Nilson/CBAt

Colômbia - Sétima colocada na Olimpíada de Londres-2012, a paulista Geisa Arcanjo obteve na sua última oportunidade a qualificação para o Mundial de Moscou, que será disputado de 10 a 18 de agosto. Outro que se garantiu no Campeonato Mundial de Atletismo de 2013 foi Caio Bonfim. 
 
Geisa Arcanjo garantiu a vaga ao vencer a prova do arremesso do peso, com 18,27 m, do Campeonato Sul-Americano de Atletismo, neste sábado à noite, em Cartagena, na Colômbia.
 
Ela disse, literalmente, ter tirado um peso das costas. "Estou aliviada e muito feliz. A prova teve um nível forte e tive de assumir a responsabilidade de arremessar", comentou Geisa, que conquistou o seu primeiro título sul-americano e vai para o seu primeiro Mundial adulto. "Agora é aproveitar o tempo que falta para treinar muito porque em Moscou a brigar é para gente grande."
 
Já a vitória de Caio Bonfim foi dramática e emocionante nos 20.000 m marcha. Ele só garantiu a medalha de ouro e a vaga para o Mundial nos últimos 200 m da última competição classificatória. Ele e o colombiano Eider Arevalo travaram um grande duelo na pista do Estádio Elías Gutiérrez. O brasiliense cruzou a linha de chegada com o tempo de 1:24:28.40, extenuado pelo esforço, pelo calor e umidade alta.
 
"Saí faltando 22 voltas para ganhar a prova. Cheguei a abrir vantagem, mas o Arevolo me alcançou. Só sei que nos últimos 200 m não vi mais nada. Estava muito cansado, mas concentrado", disse muito feliz com a sua persistência. "Ganhei de bons marchadores do mundo, o que só valoriza ainda mais minha qualificação para Moscou."
 
Bom início - O Brasil começou bem a disputa da quarta etapa do Sul-Americano. Nos 200 m, que não contou com a participação de Rosangela Santos, que contundiu o tendão calcâneo nas semifinais, Ana Cláudia Lemos obteve o bicampeonato do torneio, assim como havia conseguido nos 100 m. Ela estabeleceu o tempo de 22.70, mas com vento de 3.4, acima do permitido.
 
"O vento estava realmente forte, mas gostei da prova. Não estava treinando para o Sul-Americano e os resultados acabaram saindo fáceis. A tendência é melhorar com a diminuição do ritmo de preparação para o Mundial de Moscou", afirmou a cearense, criada em Santa Catarina, que chamou a atenção com duas trancinhas nos cabelos.
 
Nos 400 m com barreiras, Mahau Suguimati e Liliane Fernandes, foram os vencedores. Qualificado para o Mundial de Moscou, Mahau completou a distância em 49.86. "O resultado não foi bom, mas gostei de meu desempenho. Estava ventando e, mesmo assim, acertei bem as passagens das barreiras", comentou o goiano radicado no Japão.
 
Já Liliane comemorou a vitória beijando a pista do estádio. "Claro que queria correr melhor, mas senti o vento contra e cansei um pouco no final. Ainda bem que consegui garantir o título para o Brasil", disse a paulista de Presidente Prudente, que mora e treina em Praia Grande, também em São Paulo.
 
Outras conquistas - Tamara Alexandrino, medalha de bronze no Mundial de Juvenis de 2012, ganhou o ouro no heptatlo no Sul-Americano, com 5.685 pontos. No salto em altura, Talles Souza venceu o salto em altura, com 2,22 m, seguido de Guilherme Cobo, com 2,19 m. Nos 10.000 m, vitória de Cruz Nonata, com 34:44.14. Nos revezamentos 4x100 m, o Brasil manteve a hegemonia com mais duas medalhas de ouro: 43.37 no feminino e 39.47 no masculino.
 
No lançamento do dardo, Laila Ferrer ficou com a prata, com 58,60 m, Jucilene Lima, qualificada para o Mundial, foi a terceira, com 60,23 m. O mesmo ocorreu no salto em distância, com Keila Costa e Jéssica Carolina dos Reis, que conquistaram a prata e o bronze, ambas com 6,49 m.
 
No decatlo, Renato Átila foi o vice-campeão, com 7.175 pontos. E, nos 200 m, Jorge Henrique Vides ficou com o bronze, com 20,71 (1.8).
 
Mais Informações no site do evento:
http://consudatle.org/48campeonato_sudamericano_de_mayores_cartagena_de_indias_colombia_2013.php

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook