Brasil disputa o Campeonato Pan-Americano de Juvenis na Colômbia | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Brasil disputa o Campeonato Pan-Americano de Juvenis na Colômbia

Vitor Hugo dos Santos / Foto: Georgios Hatzidakis / CBAt

Rio de Janeiro - Com 34 atletas, a equipe brasileira de atletismo participa desta sexta-feira 23 a domingo 25 do 17º Campeonato Pan-Americano de Juvenis (até 19 anos), que será disputado no Estádio Alfonso Galvis Duque, na cidade colombiana de Medellín. A competição recebeu a inscrição de cerca de 500 atletas de 16 países das Américas do Sul, Central e do Norte, além do Caribe.
 
Entre os destaques do Brasil na competição está o carioca Vitor Hugo dos Santos, ganhador da medalha de prata nos 200 m do Campeonato Mundial de Menores (até 17 anos), disputado em julho, em Donetsk, na Ucrânia. Na ocasião, ele completou a prova com o tempo de 20.67 (-1.0), novo recorde sul-americano da categoria.
 
Os participantes e o programa-horário, com 43 provas, serão confirmados no Congresso Técnico do torneio, previsto para esta quinta-feira 22. O início da competição, no entanto, está confirmado para as 09 horas locais (11 horas de Brasília) desta sexta, com a disputa dos 100 m do decatlo. O Brasil será representado na prova por Felipe Vinícius dos Santos, recordista sul-americano do decatlo, com 7.432 pontos, e Jefferson de Carvalho Santos.
 
A expectativa é de bons resultados no Campeonato Pan-Americano de Juvenis pelo menos nas provas de velocidade e de saltos. Medellín fica a mais de 1.500 m de altitude em relação ao nível do mar e nesta época do ano a temperatura média é de 21 graus.
 
Antes do Congresso Técnico, a organização do evento confirmou a participação de atletas da Colômbia, Argentina, Venezuela, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Panamá, Costa Rica, México, Canadá, Estados Unidos, Jamaica e Porto Rico, além do Brasil.
 
O Campeonato Pan-Americano de Juvenis é disputado desde 1980, quando a primeira edição foi realizada em Sudbury, no Canadá. Entre os grandes nomes que participaram da competição estão campeões como Joaquim Cruz, Usain Bolt, Carl Lewis, Jackie Joyner-Kersee e Caterine Ibargüen, a colombiana que ganhou a medalha de ouro no salto triplo no Mundial de Moscou, encerrado domingo passado.
 
Na última edição do torneio, em 2011, em Miramar, nos Estados Unidos, o Brasil conquistou 11 medalhas, sendo 3 de ouro, 1 de prata e 7 de bronze.
 
A equipe brasileira em Medellín é formada pelos seguintes atletas: 
 
No masculino: Vitor Hugo dos Santos (200 m - 4x100 m), Thiago do Rosário André (1.500 m - 5.000 m), Weverton Fidelis (5.000 m), Johannes Max Boamorte (10.000 m), Ronald Moraes (10.000 m), Jucian Rafael Pereira (400 m c/barreiras - 4x400 m), Fernando Ferreira (altura), Thiago Júlio Moura (altura), André Lucas Bento (vara), Higor Silva Alves (distância), Samory Fraga (distância), Nélson Henrique Fernandes (peso), Thiago Adriano Negreiros (disco), Felipe Vinícius dos Santos (decatlo), Jefferson de Carvalho Santos (decatlo), Bruno Marques Fidelis (marcha), Ricardo Mário de Souza (4x100 m), Luís Gabriel Silva (4x100 m), Rodrigo do Nascimento (4x100 m), Carlos Eduardo Grachet (4x400 m), Alexander Russo (4x400 m), Maykon Pedro da Cunha (4x400 m).
 
No feminino: Ana Paula de Oliveira (altura), Carla Eduarda Carvalho (altura), Janaína Fernandes (distância), Andressa Moreira Fidelis (distância), Núbia Soares (triplo), Gabriele Sousa dos Santos (triplo), Anne Caroline da Silva (disco), Izabela Rodrigues da Silva (disco), Noélia Cristina Amorim (dardo), Daniella Nisimura (dardo), Emily Pistor (marcha) e Elysle da Silva Albino (marcha).

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook