Atletismo credencia mais dois para Londres 2012

Kleberson Davide (direita) atinge índice A da IAAF nos 800m rasos / Foto: E.C. PinheirosSão Paulo - O sábado, dia 2 de Junho, foi de festa para o Esporte Clube Pinheiros. Dois de seus atletas atingiram o índice olímpico no Torneio FPA Adulto, disputado no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera.

Kleberson Davide venceu a prova do 800m rasos com 1min45s32, superando o índice A da IAAF (Federação Mundial) na prova (1min45s60), enquanto Guilherme Cobbo atingiu 2m28 no salto em altura, índice B para os Jogos.

Com seu tempo, Kleberson Davide esquentou a disputa pela vaga olímpica nos 800m rasos. Além dele, Diomar Noêmio (BM&FBovespa), Diego Gomes (Brasil FC) e Fabiano Peçanha (E.C. Pinheiros) também conseguiram chegar ao tempo exigido.

"São apenas três vagas e atualmente temos pelo menos seis atletas com chance de ir. Fazia tempo que não víamos muitos atletas tão bons e o melhor é que esse pessoal está competindo em alto nível aqui no Brasil, não vendo tanta necessidade de participar de provas no exterior para conseguir boas marcas e enfrentar adversários mais qualificados", diz Clodoaldo do Carmo, treinador do E.C. Pinheiros.

Ainda segundo Clodoaldo, a marca de Kleberson era esperada para o período do Brazilian Athletics Tour 2012, no mês de maio. A pressão do ano olímpico e a dificuldade de conseguir atingir o resultado esperado pesou, mas o treino forte mostrava que o atleta tinha plenas condições de alcançar o feito.

"Esse ano a minha meta é chegar em 1min44s. Agora que consegui tirar esse peso, posso dar continuidade ao trabalho com mais tranquilidade. No Troféu Brasil, pretendo baixar mais o meu tempo. Agradeço muito ao meu treinador, sem ele essa marca não sairia, aos meus familiares, amigos e à Comissão de Desportos do Exército, que sempre acreditou no meu trabalho, assim como meus patrocinadores", disse o corredor, que é terceiro sargento da CDE.

Quem também estava tentando o índice havia algum tempo era Guilherme Cobbo. O saltador tinha como melhor marca 2m24, dois centímetros a menos que a altura exigida. Com o salto de 2m28 neste sábado, o atual primeiro colocado do ranking nacional subiu de terceiro na América do Sul para o topo da lista continental, junto com o colombiano Wanner Miller.

"Estava ansioso. Estava fazendo de tudo para que a marca saísse quando na verdade precisava continuar fazendo o que já sabia. Agora vou me dedicar ainda mais para superar minha marca e chegar melhor na Olimpíada. Quero, no mínimo, ser finalista. Acho que com 2m30 conseguirei", afirma o saltador.

Atletas treinam para Ibero e Troféu Brasil -Alguns atletas aproveitaram o sábado de competições no Complexo do Ibirapuera para treinar para o Campeonato Ibero Americano, que será disputado nesta semana, de 8 a 10 de junho, em Barquisimeto, na Venezuela.

"Hoje, resolvi fazer alguns testes, como a vara nova que ganhei. Foi a primeira vez que a utilizei e a competição me ajudou a sentí-la melhor. Também ajustei alguns detalhes e acho que dá para ser finalista se alcançar a casa dos 5m50", comenta Augusto Dutra, segundo colocado no salto com vara com a marca de 5m22.

Outros esportistas ainda usaram o Torneio FPA para se preparar para o Troféu Brasil, que será disputado no fim de junho, também no Estádio Ícaro de Castro Mello.

"Aqui fazemos um tipo de treino mais forte, para chegar bem no Troféu Brasil, mais soltos. Acredito que estou na minha melhor fase. Estou me sentido bem na corrida e minha meta é conseguir a vaga olímpica nos 100 ou 200m rasos, algo que ainda está aberto já que temos alguns com índice e outros, como eu, muito próximos", relata Gustavo Machado, atleta da ADC Estrela de Guarulhos e do Centro de Excelência Esportiva do Estado.