Atletas medalhistas olímpicos e campeões mundiais participam da Semana Move | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Atletas medalhistas olímpicos e campeões mundiais participam da Semana Move

Programação inclui bate-papos, demonstrações e vivências, nas unidades do Sesc e em espaços públicos de São Paulo / Foto: Divulgação

São Paulo - Diversos atletas de destaque no cenário esportivo nacional participarão de atividades gratuitas junto ao público durante a quarta edição da Semana MOVE, que neste ano ocorre entre os dias 19 e 27 de novembro.
 
O público acompanhará de perto esportistas que marcaram história no Brasil, por meio de vivências, demonstrações e bate-papos nas unidades do Sesc e em espaços públicos espalhados pela capital paulista.
 
Entre os participantes estão importantes nomes como Nalbert (vôlei), Sandro Dias (skate), Janeth Arcain (basquete), Fabiana Murer (salto com vara), Flávio Canto (judô), Vicente Lenílson (atletismo), Hugo Hoyama (tênis de mesa), Diogo Silva (taekwondo), Flávio Saretta (tênis), Amandinha (fustal feminino) e Schumacher (futsal) que relembrarão detalhes sobre suas trajetórias, além de fazer demonstrações de técnicas. (Programação completa abaixo).
 
Semana Move - A Campanha Move Brasil, que desde 2012 trabalha para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas e, por consequência, reduzir o sedentarismo – a mais recente pesquisa do Ministério do Esporte de julho de 2015 aponta que 67 milhões de brasileiros, com idades entre 14 e 75 anos estão nessa condição –, chega à sua reta final com a realização do principal evento em âmbito nacional: a Semana MOVE.
 
Entre os dias 19 e 27 de novembro, o Sesc e as demais instituições e parceiros Movedores colocarão à disposição da população mais de 4 mil atividades físico-esportivas gratuitas, abrangendo todos os 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, em espaços públicos e unidades do Sesc. A programação prevê aulas abertas, oficinas, bate-papos, apresentações esportivas, passeios ciclísticos, além de encontros com atletas ídolos do esporte nacional.
 
A boa notícia é que mesmo com o encerramento da Campanha, a Semana MOVE será mantida, tornando-se um evento anual dentro do calendário esportivo nacional. Desta maneira, os movedores se comprometem a continuar trabalhando para evidenciar a importância da prática regular de esportes e atividades físicas e possibilitar às pessoas encontrarem a modalidade com a qual mais se identificam, incluindo-as em seu cotidiano.
 
Move Brasil - É uma campanha aberta para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016, expandir e facilitar a oferta de esporte em todo o Brasil. Busca-se, também, caracterizar o esporte e a atividade física como algo prazeroso, que podem melhorar a qualidade de vida da população e promover o desenvolvimento social.
 
A campanha tem Movedores, nome dado a instituições, empresas, grupos e pessoas que se identificam com o mesmo objetivo. Durante a campanha, os Movedores realizaram ações conjuntas relacionadas ao esporte e às atividades físicas, sempre estimulando o desenvolvimento social e respeitando os direitos e a diversidade cultural dos brasileiros. O Move Brasil foi criado em 2012 pelas seguintes instituições fundadoras: Serviço Social do Comércio (Sesc), Ministério do Esporte, Ministério da Saúde, Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA), os Atletas pela Cidadania, a Autoridade Pública Olímpica (APO) e a Associação Internacional de Esporte e Cultura (ISCA).
 
Programação Semana Move 2016 – Atividades com Atletas
 
Arena Move - Parque da Juventude
Programação realizada pelo Sesc Santana
Apresentações, vivências e bate-papos com ídolos do esporte, atletas Olímpicos e Campeões Mundiais.
Das 10h às 12h - Basquete com Janeth Arcain e Taekwondo com Diogo Silva.
Das 12h às 14h – Tênis com Flávio Saretta e Skate com Sandro Dias, Rui Muleque, Leo Spanghero e Pâmela Rosa.
Das 14h às 16h – Salto com Vara com Fabiana Murer e Vôlei com Nalbert.
Das 16h às 18h – Judô com Flávio Canto e Atletismo com Vicente Lenílson.
Parque da Juventude (Avenida Zaki Narchi, 1309 – Carandiru / SP). A partir de 07 anos.
27/11. Domingo, das 10h às 18h
 
Espaços público e estação CPTM/METRÔ
 
Futebol de Rua, Vão do Masp e Praça Charles Miller (Sesc Consolação) - O jogo na rua é livre, democrático e valoriza as habilidades individuais. Neste festival, realizado em parceria com o Museu do Futebol, equipes de três jogadores vão se enfrentar num campeonato lúdico. Além disso, poderão assistir apresentações de atletas da modalidade Freestyle (estilo livre). Participação dos atletas:
Amanda Lyssa “Amandinha” - Eleita duas vezes a melhor jogadora do mundo de futsal e é Tricampeã Mundial pela Seleção Brasileira.
 
Schumacher - Atuou em grandes clubes do futsal nacional, como Corinthians e Vasco (onde foi campeão da Liga Nacional de Futsal). Pela equipe espanhola Inter Movistar foiTricampeão europeu, Tetracampeão da liga espanhola e venceu 4 títulos do campeonato mundial de clubes. Campeão mundial em 2008 pela Seleção Brasileira.
Vão do MASP – Avenida Paulista, 1.578 / SP). Inscrições pelo Portal Sesc SP www.sescsp.org.br. Livre.
26/11. Sábado, das 10h às 15h
 
Pé de Skate com Sérgio Negão e Lécio Batista “Neguinho” – Trajeto do Parque da Juventude ao Poliesportivo de São Bernardo (Sesc Santo André) - Encontro realizado em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo. A concentração inicial será no Parque da Juventude (próximo ao Paço Municipal), onde acontecerão demonstrações curtas com os Atletas Sérgio Negão (eleito o melhor skatista da década de 1980) e Lécio Batista “Neguinho” (atual oitavo colocado no ranking Mundial de Vertical). Em seguida, o público será convidado a seguir “remando” (gíria utilizada pelos skatistas, que significa impulsionar o skate) até o Poliesportivo de São Bernardo, num percurso de aproximadamente 2,5 km. Serão realizadas apresentações dos atletas e clínicas da modalidade com empréstimos de equipamentos para a prática e proteção. Parque da Juventude (Avenida Armando Ítalo Setti, 65 - Baeta Neves / São Bernardo do Campo/SP) e Poliesportivo (Avenida Kennedy, 1155 - Parque Anchieta / São Bernardo do Campo/SP). Livre.
27/11. Domingo, das 10h às 15h
 
Unidades do Sesc
 
Sesc Campo Limpo - Skate com Sandro Dias e Pamela Rosa
Bate-papo e vivência com os atletas Pâmela Rosa (16 anos, natural de São José dos Campos, Campeã Sul-Americana, 4 vezes Campeã Brasileira, 2 vezes Campeã Paulista, Bicampeã do Circuito Mundial e 2 vezes Vice-Campeã do X-Games), e Sandro Dias (Hexacampeão Mundial de Skate – 2003 a 2007 e 2011, Tricampeão Europeu - 2001, 2003 e 2005 e 7 vezes Medalha de Ouro no Xgames). Praça das Corujas. A partir de 07 anos.
25/11. Sexta, das 19h30 às 21h30
 
Sesc Pinheiros - Trilhando Sonhos – 365 Dias de Bicicleta pela América do Sul
Bate-papo com o cicloturista Thiago Fantinatti, que relatará sua viagem de bicicleta pela América do Sul, iniciada em setembro de 2008 até novembro de 2009, passando por seis países e visitando lugares como a Terra do Fogo e a Amazônia, em aproximadamente 20 mil km percorridos e 15.500 km de bicicleta. Essa história foi documentada no livro: “Trilhando Sonhos – 365 dias de bicicleta pela América do Sul”. Ginásio Mosaico (4º andar). Livre.
24/11. Quinta, às 19h30
 
Sesc Interlagos - Basquete de Rua
Aula aberta sobre técnicas e habilidades do Basquete de Rua com Don Hunter, ex-atleta da NBA, com passagem pela equipe do Kansas City Kings (hoje conhecido como Sacramento Kings) e Philadelphia 76ers, um dos principais times da NBA.  Atualmente o ex-jogador da NBA é um dos divulgadores do Basquete de Rua no Brasil. Ginásio. A partir de 12 anos.
27/11. Domingo, às 13h
 
Sesc Vila Mariana - Encontro De Tênis De Mesa com Hugo Hoyama
Vivência dessa modalidade criada no Reino Unido, mais precisamente na Inglaterra no século XIX. Conhecido inicialmente como ping-pong, hoje é um dos esportes mais populares do mundo. Com Hugo Hoyama, um dos principais atletas da modalidade no país, teve 6 participações em Jogos Olímpicos: Barcelona (1992), Atlanta (1996), Sydney (2004), Atenas (2008), Londres (2012), é o atual técnico da Seleção Brasileira Feminina de Tênis de Mesa.  Inscrições no local. Praça de Eventos. A partir de 07 anos.
Dia 27/11. Domingo, das 12h às 15h
 
Mais informações nos sites: www.movebrasil.org.br e www.semanamuevela.com
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook