Atletas buscam índice para o Mundial no Troféu Brasil 2013 | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Atletas buscam índice para o Mundial no Troféu Brasil 2013

Geisa Arcanjo / Foto: Wagner Carmo/CBAt

São Paulo - O Troféu Brasil/Caixa de Atletismo 2013, que começa na próxima quinta-feira, dia 6 de Junho e termina no domingo, dia 9, no Estádio Ícaro Castro de Melo, no Ibirapuera, em São Paulo, será mais uma importante oportunidade para os atletas tentarem os índices de qualificação para competições internacionais da temporada, especialmente o Campeonato Mundial, que será realizado de 10 a 18 de agosto, em Moscou (Rússia).

 
Até o momento, 18 atletas já obtiveram os índices estabelecidos para a mais importante competição esportiva do ano. Com exceção da maratona e da marcha 50 km, cujo prazo de classificação terminou no dia 5 de maio passado, os índices para as outras provas podem ser alcançados até o dia 14 de julho, quando a CBAt define a Seleção do Mundial.
 
Vários atletas que estão próximos de garantir a qualificação. Entre eles: Geisa Arcanjo (sétima no arremesso do peso na Olimpíada de Londres), Andressa Oliveira de Morais (recordista sul-americana no lançamento do disco), Darlan Romani (recordista brasileiro no arremesso do peso), Rosângela Santos (100 m) e Caio Bonfim (marcha 20 km).
 
"A vontade de conseguir o índice é grande. Talvez a ansiedade acabe atrapalhando um pouco", comentou Geisa, que se prepara no Centro Nacional de Treinamento Caixa/Sesi, da CBAt, na cidade mineira de Uberlândia. "Sei que posso atingir a marca e isso é apenas questão de tempo." Geisa tem 19,02 m como recorde pessoal e este ano conseguiu 18,19 m no GP Brasil Caixa/Governo do Pará, em Belém, no dia 12 de maio. O índice é 18,58 m.
 
Andressa de Morais, que também treina em Uberlândia, lançou este ano o disco a 61,04 m, em Mar del Plata, na Argentina, em abril. O índice estabelecido é de 61,23 m. "Meu objetivo é superar os 62 metros e assegurar qualificação para o Mundial. Acho que posso fazer isso em São Paulo", lembrou a recordista sul-americana da prova, com 64,21 m.
 
Além de índices para o Mundial de Moscou, atletas tentarão as marcas mínimas também para o Campeonato Pan-Americano de Juvenis (até 19 anos), que será disputado de 2 a 4 de agosto, em Medellín (Colômbia), e para o Mundial de Menores (até 17 anos), marcado para os dias 10, 11, 12, 13 e 14 de julho, em Donetsk (Ucrânia).
 
Congresso técnico - As competições do Troféu Brasil/Caixa de Atletismo 2013 serão abertas às 08 horas da quinta-feira, com a disputa da prova de qualificação do lançamento do martelo masculino. A programação oficial do evento, no entanto, começa nesta quarta-feira 5, com a realização do Congresso Técnico. A reunião está marcada para as 16 horas, nas Salas América II e III do Hotel Transamérica Prime International Plaza, que fica na Alameda Santos, 981, no Jardim Paulista.
 
Atletas e provas com índice para o Mundial de Moscou
 
Masculino
200 m - Bruno Lins e Aldemir Gomes da Silva Jr
400 m - Anderson Henriques
800 m - Kleberson Davide
400 m com barreiras - Mahau Suguimati
Salto em distância - Mauro Vinícius da Silva, o Duda
Salto com vara - Augusto Dutra e Fábio Gomes dos Silva*
Lançamento do disco - Ronald Julião
Decatlo - Carlos Chinin
Maratona - Solonei Rocha e Paulo Roberto de Almeida Paula**
Revezamento 4x400 m***
 
Feminino
100 m - Franciela Krasucki e Ana Cláudia Lemos
200 m - Ana Cláudia Lemos
Salto triplo - Keila Costa
Lançamento do dardo - Jucilene Lima
Salto com vara - Fabiana Murer e Karla Rosa da Silva
Revezamento 4x100 m***
 
*Fábio Gomes da Silva está fora da competição por lesão
**Atletas já convocados oficialmente
***Os integrantes do revezamento serão definidos após o dia 14 de julho, quando fecha o Ranking Brasileiro para efeito de convocação.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook