Arábia Saudita confirma participação no Ibero 2016

Jorge Vides, ouro nos 200 m, no Ibero 2014 / Foto: Marcelo Machado/CBAt

Rio de Janeiro - Pela primeira vez na história, desde que foi realizada a edição inaugural em 1983, em Barcelona, na Espanha, o Campeonato Ibero-Americano Caixa de Atletismo, a ser disputado de 14 a 16 de maio, no Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, está aberto a participação de atletas de países de outras áreas da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).
 
E o primeiro país a confirmar presença entre os não-filiados à Associação Ibero-Americana (AIA), formada por países de língua portuguesa e espanhola das Américas, Europa e África, foi a Arábia Saudita, que inscreveu nove representantes na competição.
 
O Ibero-Americano passou a ser aberto a pedido da IAAF em função de a competição ser evento-teste oficial para os Jogos Olímpicos Rio 2016. "Além de atletas, os países podem mandar dirigentes para acompanhar o campeonato", informou Martinho Nobre dos Santos, superintendente técnico da CBAt e gerente de Atletismo do Comitê do Rio 2016. "A Alemanha e o Japão já avisaram que terão representantes como observadores", concluiu.
 
Até esta terça-feira (dia 29), a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) havia recebido o pedido de inscrição preliminar de 16 países, incluindo a Arábia Saudita. O prazo final de inscrição nominal de atletas por prova termina no dia 22 de abril. Os países confirmados: Angola, Arábia Saudita, Argentina, Cabo Verde, Chile, Colômbia, El Salvador, Espanha, Honduras, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, Uruguai e Venezuela, além do Brasil.
 
Durante a competição, será testado todo o sistema de tecnologia, da empresa Omega, como cronometragem, placares de pista e campo, emissão de resultados etc. Serão analisados também os serviços de operação de imprensa e de licenciamento de produtos.
 
Veja Também: