Após Mundial, CBAt vai aperfeiçoar critérios de convocação | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Após Mundial, CBAt vai aperfeiçoar critérios de convocação

Antonio Carlos Gomes / Foto: Marcelo Ferrelli / CBAt

Rio de Janeiro - O superintendente de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Antonio Carlos Gomes, que acompanhou a disputa do Campeonato Mundial de Juvenis como delegado da entidade, deixa nesta segunda-feira 28 a cidade de Eugene, nos Estados Unidos, com um convicção: o sistema de seleção de atletas para competições internacionais precisa ser aperfeiçoado.
 
Para ele, não basta apenas o critério técnico, com a fixação de marcas mínimas. "A metodologia de seleção de atletas precisa ser apurada também nas avaliações da condição física e psicológica", observou. "É importante investir também na padronização de treinamento e no nível de conhecimento de nossos técnicos. Para isso, a criação de um banco de dados nacional do Atletismo, que deve entrar em breve em funcionamento, é fundamental", comentou.
 
Para entender melhor a situação do esporte, mais especificamente com a elite da categoria até 19 anos, Antonio Carlos resolveu aplicar um questionário de avaliação individual - a todos os atletas e integrantes da comissão técnica -, com cinco níveis: insuficiente, regular, bom, muito bom e excelente. 
 
Os itens avaliados vão desde uniforme, viagem, alojamento, alimentação, desempenho dos profissionais (oficiais, treinadores, médico, psicóloga, nutricionista, massagista e fisioterapeuta), tanto no período de pré-competição como durante o evento, até da organização do Mundial, atuação pessoal, da seleção brasileira e do nível dos atletas internacionais.
 
"Todos os questionários são abertos a comentários e sugestões. As respostas serão muito importantes para o aprimoramento do trabalho. Tivemos vários acertos, mas pessoalmente vi alguns erros que precisam ser corrigidos", completou. As observações serão feitas em relatório para análise interna da CBAt.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook