Etapa da Praia Grande dos Jogos Escolares abriu reta final da temporada 2013

Etapa de Praia Grande / Foto: Flávio Perez/ZDL

Praia Grande - Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) está em sua reta final. A etapa da Praia Grande, disputada nesta quarta-feira (26), na Pista de Atletismo Municipal da cidade da Baixada Santista, foi a primeira das três que fecham a temporada 2013. As próximas serão em São Paulo, nesta quinta-feira (27), e em Campinas, na sexta-feira (28).
 
Os melhores atletas das seletivas do ano disputam, em agosto, as provas finais. Os números mostram que o projeto é referência, já que quase 9.000 alunos participaram do evento em outras regiões como Piracicaba, Presidente Prudente, Bauru, São José do Rio Preto e São Caetano do Sul. 
 
Mesmo com frio (média de 18 graus) e chuva durante grande parte do dia na Praia Grande, os alunos de 10 a 17 anos não desistiram, misturando alegria e vontade de ser um atleta de ponta. Um dos exemplos foi Rodrigo Valério Silva, de 16 anos. O atleta do Centro de Excelência local fez bonito e ficou com o título da prova dos 800 m sob os olhares dos pais. 
 
"Espero chegar um dia a um Mundial de Atletismo e a uma Olimpíada. Estudo pela manhã e treino mais de três horas por dia para ser medalhista nas provas de meio-fundo: 800 m e 1.500 m", disse o garoto, que no fim de semana passado faturou também a medalha de ouro no Brasileiro de Menores, em Porto Alegre (RS), nos 1.500 m. 
 
Os pais de Rodrigo, Roselaine da Silva e Wellington Pereira, estavam presentes à pista de atletismo mesmo com chuva. "Sempre vamos apoiar o nosso filho pelo caminho do esporte. Ele vai terminar os estudos, fazer faculdade de educação física e se dedicar. Nós fazemos a nossa parte", contou a mãe.
 
O professor Sanderlei Parrela - Ídolo do atletismo nacional, Sanderlei Parrela, atual recordista dos 400 m, é um dos professores do Centro de Excelência Esportiva da Praia Grande. O ex-atleta prestigiou a competição nesta quarta-feira e exaltou a importância da busca por futuros campeões nas escolas. "A maioria vem para brincar e os que disputam para chegar ao alto rendimento têm talento. O caminho é desenvolver o esporte na escola, pois é lá que se massifica. Os que participam apenas como festa podem pegar gosto pelo atletismo e depois partir para as competições maiores". 
 
O evento contou com mais de 1.000 atletas de 50 colégios da região da Baixada Santista e da Grande São Paulo. Da cidade vizinha São Vicente, Diego Conceição, de 14 anos, mostrou raça e talento nos 1.000 m, com estilo semelhante a um campeão do atletismo brasileiro: Marílson Gomes dos Santos. "Quero ser campeão igual a ele. Na pista e nas maratonas ele dá show e espero chegar lá um dia".
 
Mais um depoimento mostra a força dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo. Marta Rocha, de 16 anos, vencedora do salto em altura na sua categoria, estuda no bairro do Jaraguá, em São Paulo, e prestigiou o campeonato. "Competir em eventos escolares é importante, pois ajudamos o nosso colégio no quadro de medalhas. Eu sempre apoio as minhas amigas a participar e vou em todos que posso". 
 
As próximas etapas - A etapa de São Paulo será disputada a partir das 10h desta quinta-feira, no Estádio Ícaro de Castro Mello (Ibirapuera). Já a edição de Campinas está programada para a sexta-feira, às 9h30, no Centro de Treinamento de Alto Rendimento Complexo Swiss Park. 
 
"Tenho certeza que as etapas finais em São Paulo e Campinas terão boas marcas, pois muitos já fazem parte do Centro de Excelência Esportiva. Os alunos participam para ganhar medalhas e também para defender as suas escolas", afirmou Carlos Alberto Félix, organizador do atletismo nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo. 
 
Sem contar as finais para escolher os possíveis representantes do CEE em 2014, o torneio terá ainda mais dois eventos de ponta promovidos pela Federação Paulista de Atletismo (FPA) na capital paulista: as seletivas estaduais que classificarão para os Jogos Escolares da Juventude, disputados em Natal (RN), de 4 a 14 de setembro, e em Belém (PA), de 7 a 16 de novembro.
 
Confira o cronograma de competições em 2013:
 
9ª Seletiva Regional - 27/06 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello - 15 a 17 anos
 
10ª Seletiva Regional - 28/06 - Campinas - Centro de Treinamento de Alto Rendimento Swiss Park - 10 a 12 anos e 15 a 17 anos
 
Seletiva Estadual Mirim (12 a 14 anos) - 10 e 11/08 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello
 
Seletiva Estadual Infantil (15 a 17 anos) - 28 e 29/09 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello