O Atletismo é uma das grandes atrações das Olimpíadas e pode ser considerado o mais popular e famoso de todos os esportes olímpicos / Foto: Londres 2012

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Estados Unidos   
 

                       

      311                        238                      189


 

      2 - União Soviética   

                   

       64                        55                       74


 

       3 - Grã-Bretanha

                  

       49                       78                       61


 

  

A modalidade   

O Atletismo é uma das grandes atrações das Olimpíadas e pode ser considerado o mais popular e famoso de todos os esportes olímpicos. Em Londres 2012, a modalidade está cercada de expectativa, já que milhões de pessoas estarão acompanhando cada passo, de cada atleta, que será dado dentro do Estádio Olímpico, aumentando ainda mais a pressão em cima dos protagonistas do Jogos Olímpicos.  

A expectativa é para que os atletas de todas as partes do mundo deem o seu melhor – saltando o mais longe ou alto que puder, correndo mais rápido – para conquistar o maior prêmio do esporte: a medalha de ouro.

Na terra da Rainha, cerca de dois mil atletas vão disputar 47 provas, correndo distâncias entre 100 e 10.000m - algumas inclusive com obstáculos. Em Londres, não faltarão oportunidades para confrontos diretos em busca do tão sonhado pódio.

As finais de cada evento são antecedidas por uma fase qualificatória, que valorizam ainda mais as habilidades daqueles que chegam à decisão. Os 80 mil torcedores que lotarão o Estádio Olímpico certamente poderão assistir provas que ficarão marcadas pra sempre na história do esporte.

A modalidade é encerrada com as tradicionais Marcha Atlética e a Maratona, as quais levarão bastante emoção às ruas de Londres. Para o Brasil, o atletismo é uma das modalidades de melhor desempenho, com quatro medalhas de ouro, três de prata e sete de bronze.

 

Você Sabia ?

- As mulheres foram banidas das corridas de mais de 200m em Jogos Olímpicos entre 1928 e 1960

- Na primeira corrida de revezamento (4x400m masculino), em 1908, os atletas tocavam as mãos ao invés de passar um bastão

- Por variadas razões, alguns esportes foram banidos do programa Olímpico. É o caso do salto em distância parado, salto em altura parado, lançamento de dardo estilo livre e o lançamento de dardo com as duas mãos

- Guinn Smith, dos Estados Unidos, foi o último campeão olímpico do salto com vara a usar uma vara de bambu. O material foi substituído pelo alumínio em 1950 e posteriormente pela fibra

 

Razões para assistir 

1. Linhagem antiga – A corrida é a mais antiga encarnação do esporte tradicional, datado desde 776 a.C.

2. Pacote variado – Que outro esporte pode oferecer aos espectadores tantas emoções diferentes, proezas de resistência e disputas táticas que podem durar desde 10 segundos até mais de duas horas ? Não tem nenhum momento parado no atletismo!

3. História sendo escrita – Você pode querer dizer para seu neto que viu o homem mais rápido do mundo se tornar bicampeão olímpico. Algumas das melhores histórias de Londres 2012 acontecerão nas pistas do Estádio Olímpico.

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook