Em Londres, estarão em disputa três categorias: K1 (caiaque com uma pessoa, no masculino e no feminino), C1 (canoa com uma pessoa, no masculino) e C2 (canoa com dois, no masculino). / Foto: Londres 2012

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - União Soviética   
 

                       

       29                         13                        09


 

      2 - Alemanha
   

                   

       25                        14                       16


 

       3 - China

 
                  

       19                       27                       25


 

  

A modalidade   

Demonstrado pela primeira vez nos Jogos de Paris, em 1924, a Canoagem se tornou oficialmente parte do calendário olímpico apenas em 1936, em Berlim. No entanto, a categoria Slalom só estrearia na edição germânica seguinte, de 1972, em Munique. E só se tornou um evento definitivo nos Jogos de Barcelona, em 1992.

Em Londres, estarão em disputa três categorias: K1 (caiaque com uma pessoa, no masculino e no feminino), C1 (canoa com uma pessoa, no masculino) e C2 (canoa com dois, no masculino).

Para completar o curso do rio no Slalom, os remadores precisam passar, em ordem, por uma série de “portas”, indo pelas verdes, rio abaixo, e pelas vermelhas, rio acima. Este percurso deve ser executado duas vezes na fase classificatória, tendo seus tempos então somados. Os mais rápidos passam às semifinais, com um novo percurso e, consequentemente, novos tempos.

Na semifinal, os atletas fazem o caminho apenas uma vez e os 10 melhores vão às finais. No sprint final eles executam o mesmo percurso e vence o competidor que tiver a melhor combinação de tempo dessas duas últimas fases. Uma série de erros sutis pode custar valiosos segundos aos competidores na linha de chegada.

A Canoagem olímpica tem ainda a modalidade Velocidade. Nesta, assim como na Slalom, os eventos se dividem entre canoas e caiaques. O objetivo é remar determinado percurso no menor tempo possível. Nas canoas, as disputas são apenas masculinas, duplas e individuais. No caiaque, existem disputas de um, dois e quatro competidores por barco, com provas masculinas e femininas.

Para os homens, nos dois barcos se usa as distâncias de 500 e 1000m e nos Jogos Olímpicos de Londres foi acrescentada a emocionante disputa dos 200m. As mulheres competem somente na modalidade caiaque, nos 500m. O Brasil não possui nenhuma medalha olímpica na modalidade.

 

Você Sabia ?

- Antigamente na Canoagem Slalom, as disputas eram em águas paradas e não em corredeiras como são hoje

- Cada evento na Canoagem é nomeado com uma letra, que define o tipo de barco, e um número, referente ao número de remadores

- O mais antigo clube de Canoagem do mundo, Clube Real de Canoagem de Londres, foi fundado em 1866
 

Razões para assistir 

1. Intensidade alta – Cada corrida dura entre 80 e 120 segundos e os remadores precisam dar 100% de si do começo ao fim.

2. Drama – A qualquer momento, na Canoagem Slalom, o menor erro pode custar a chance de uma medalha.

3. Velocidade alta – As medalhas serão conquistadas e perdidas por conta do que ocorrer em uma fração de segundos.

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook