O O Ciclismo é um dos esportes com mais eventos nos Jogos Olímpicos. São quatro modalidades, com vários eventos cada: BMX, Mountain Bike, Pista e Estrada / Foto: Londres 2012

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - França   
 

                       

       41                         25                        22


 

      2 - Itália
   

                   

       32                        16                       08


 

       3 - Grã-Bretanha

 
                  

       18                       24                       21


 

 

A modalidade   

O O Ciclismo é um dos esportes com mais eventos nos Jogos Olímpicos. São quatro modalidades, com vários eventos cada: BMX, Mountain Bike, Pista e Estrada.

O BMX é a mais recente inserção, sendo os Jogos de Londres sua segunda exibição oficial. Disputado em pistas de terra, com várias rampas e bicicletas especiais (com rodas três vezes menores que o normal e apenas um breque), as exibições são feitas em grupos de oito ciclistas. Em Londres, os homens e mulheres disputarão as provas em uma arena especialmente construída para a modalidade, próxima ao Velódromo, no Parque Olímpico.

O Montain Bike é disputado em Olimpíadas desde os Jogos de Atlanta, em 1996, tanto no masculino quanto no feminino. Considerado extremo, desafiador e perigoso, a modalidade é um símbolo natural do quanto o esporte evoluiu desde 1896, nos primeiros Jogos Modernos. Durante as corridas, que duram quase duas horas, bicicletas e corridas precisam de muita resistência para enfrentas os obstáculos e caminhos difíceis do percurso. O Francês Julien Absalon estará em busca de sua terceira medalha de ouro consecutiva, após as vitórias em Atenas 2004 e Pequim 2008.

Já as provas da Estrada são as mais antigas do esporte em Olimpíadas e foram disputadas em 1896, na primeira edição dos Jogos Olímpicos, em Atenas. Quatro medalhas de ouro estarão em jogo em Londres 2012. Duas para homens e duas para mulheres, nas provas de maratona (250 km para homens e 140 km para mulheres) e contra o relógio (44 km no masculino e 27 km no feminino).

Por fim, o Ciclismo de Pista promete ser o mais popular das quatro modalidades em Londres e será disputado no Velódromo do Parque Olímpico, com 10 pódios (cinco para homens e cinco para mulheres). Os eventos são os seguintes: velocidade individual, velocidade por equipes, keirin (corrida de 2 km com sete ciclistas), perseguição por equipes e omnium (estreante em Londres, consiste no melhor de seis provas, como corrida, contra o relógio e perseguição individual). O Brasil não possui medalhistas olímpicos nesta modalidade. 

 

Você Sabia ?

- Nicole Cook, do País de Gales, tornou-se a primeira mulher campeã do Campeonato Mundial e das Olimpíadas no mesmo ano, em 2008

- O Ciclismo de Pista foi disputado pela primeira vez na Grã-Bretanha, na década de 1870

- Uma bicicleta de Mountain Bike pesa menos de 10 kg
 

Razões para assistir 

1. Única chance – No Mountain Bike, o ciclista tem uma única chance para fazer o percurso já que as medalhas são definidas com apenas uma volta.

2. Cenário londrino – Não há nada como as ruas de Londres e isso poderá ser visto bastante nas competições do Ciclismo de Estrada.

3. Início em massa – Tem algo mais agitado que uma largada com vários ciclistas? Pois isso poderá ser visto em algumas das modalidades do Ciclismo nos Jogos de Londres.

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook