Existem três categorias de Esgrima nos Jogos Olímpicos e cada uma é nomeada conforme a arma que o atleta utiliza: Florete, Espada e Sabre / Foto: Londres 2012

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Itália   
 

                       

       45                         38                        31


 

      2 - França
   

                   

       41                        40                       34


 

       3 - Hungria

 
                  

       34                       22                       26


 

  

A modalidade   

Existem três categorias de Esgrima nos Jogos Olímpicos e cada uma é nomeada conforme a arma que o atleta utiliza: Florete, Espada e Sabre. O objetivo é tocar o adversário com uma lâmina e evitar, ao mesmo tempo, ser tocado pelo instrumento. Em cada uma das três modalidades do esporte, o campeão é definido em três rounds de três minutos ou até que um os esgrimistas marque 15 pontos.

O Florete é a mais leve e rápida espada utilizada na Esgrima olímpica. O Florete precisa ter uma lâmina de até 90 cm e não mais pesada que 500g – a maioria dos esgrimistas opta por espadas de 100g. A lâmina de forma trapezoidal é mais flexível do que a da espada, e tem um toque mais delicado quando chega ao torso do adversário. A espada é equipada com um botão eletrônico que indica os golpes no adversário.

A modalidade Espada existe desde o século XIX, quando foi criada por um grupo de estudantes franceses, que queriam uma forma menos regulamentada de combate. A lâmina é mais leve que nas outras categorias e a área de toque é estendida a todo o corpo do adversário, diferente da limitação ao torso no Florete.

Já o Sabre começou a aparecer na virada para o século XX e era tradicionalmente utilizado como uma arma de corte. Nos eventos de Sabre, o esgrimista ganha pontos quando a ponta da lâmina atinge qualquer parte acima da cintura do adversário.

Os esgrimistas competirão por dez medalhas de ouro em Londres 2012. Para os homens, há disputas individuais de Florete, Espada e Sabre, além da competição por equipes, na Espada e no Sabre. Enquanto isso, as mulheres se enfrentam no Florete, Espada e Sabre individuais, além do Florete e Sabre por equipes. O Brasil ainda não conquistou uma medalha olímpica na Esgrima, mas estará com três representantes na modalidade no Jogos Olímpicos de 2012. 

 

Você Sabia ?

- O italiano Nedo Nadi foi o único esgrimista a ganhar medalhas de ouro no Florete, Espada e Sabre nas Olimpíadas, na Antuérpia, em 1920

- Estima-se que existam 1,5 milhões de esgrimistas em todo o mundo

- O húngaro Aladar Gerevich foi o único atleta olímpico e vencer seis Olimpíadas consecutivas na esgrima, de 1932 a 1960

 

Razões para assistir 

1. Luta de espadas – A Esgrima é a única forma legal de ver uma batalha de espadas, como ocorriam antigamente.

2. Modalidade histórica – É uma das poucas modalidades que acompanham os Jogos Olímpicos desde a sua primeira edição, em 1896.

3. Graça impiedosa – Poucos esportes requerem tanta concentração e certo balé como a Esgrima.

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook