O esporte mais popular do planeta experimenta um renascimento nos Jogos Olímpicos e os olhos de todo o mundo estarão focados nos torneios de Futebol masculino e feminino / Foto: Londres 2012

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Estados Unidos   
 

                       

       03                         02                        01


 

      2 - Hungria
   

                   

       03                        01                       01


 

       3 - Grã-Bretanha

 
                  

       03                       00                       00


 

  

A modalidade   

O esporte mais popular do planeta experimenta um renascimento nos Jogos Olímpicos e os olhos de todo o mundo estarão focados nos torneios de Futebol masculino e feminino.

Primeiramente introduzido como um esporte olímpico para os homens nos Jogos de 1908, em Londres, o Futebol tem aparecido em todas as Olimpíadas desde então, exceto na Olimpíada de Los Angeles, em 1932. As mulheres só puderam competir a partir de Atlanta, em 1996.

Por causa da grande popularidade do esporte, os Jogos Olímpicos logo entraram em conflito com as ligas domésticas das superpotências da Europa e da América do Sul. Foi a partir de 1992 que apenas os jogadores profissionais abaixo de 23 anos eram selecionados para participar dos Jogos Olímpicos. Em 1996, o COI permitiu às confederações de cada país levar até três jogadores acima de 23 anos para compor suas seleções. As competições femininas não têm nenhum tipo de restrição etária.

Nos Jogos de Londres, as equipes disputarão as partidas no tempo regulamentar de 90 minutos e, caso permaneça empate nas fases decisivas, serão disputados mais 30 minutos de prorrogação. Se o placar ainda se mantiver igual, o jogo irá para as penalidades. Do torneio masculino, com 16 equipes, e do feminino com 12, sairão as oito equipes classificadas às oitavas de final de cada categoria.

Atual campeã olímpica entre os homens, após um 3x0 sobre o Brasil nas semifinais em Pequim, a Argentina é uma das favoritas, graças a seus craques como Messi e Di Maria. Já no torneio feminino, os Estados Unidos mantém um bom histórico de vitórias – tiraram, inclusive, o inédito ouro das meninas do Brasil em Pequim.

 

Você Sabia ?

- Mesmo sendo pentacampeão mundial no esporte, o Brasil nunca conquistou uma medalha de ouro em Olimpíadas no Futebol.

- Antes da vitória em 2004, a Argentina nunca tinha sido campeã em um torneio de futebol e não ganhava uma medalha de ouro por equipes desde o torneio de pólo aquático, em 1936

- Outra potência no Futebol, a Holanda, amarga apenas três medalhas de bronzes e ainda nas três primeiras edições dos Jogos
 

Razões para assistir 

1. Futuras estrelas – Por causa da restrição de idade no torneio masculino, os times estarão cheios de novas promessas, que no futuro poderão se tornar grandes estrelas do Futebol.

2. Ação sem parar – Com 28 equipes nos dois torneios e 17 dias de disputas, não haverá tempo para tirar os olhos de fora dos gramados.

3. Atmosfera festiva – Não há nada como o Futebol para trazer uma grande atmosfera de festa, graças às diferentes torcidas e culturas nas arquibancadas.

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook